ALEMANHA PLANEJA TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO PARA COMBATER POLUIÇÃO

Imagem: Berlin, Alexanderplatz - AndyLeungHK / Pyxabay
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“Estamos considerando o transporte público gratuito com o objetivo de reduzir o número de carros particulares”

O governo alemão tem planos de testar a gratuidade do transporte público em cinco cidades como uma forma de controlar a poluição do ar e evitar ser multado pela União Europeia, publicou o diário inglês The Independent.

As cidades escolhidas, Bonn, Essen, Herrenberg, Reutlingen e Mannheim deverão iniciar os testes até o final do ano, de acordo com a proposta elaborada pelo governo federal alemão.

Ministros alemães e britânicos estavam entre os convocados a Bruxelas no último mês para explicar a Comissão Europeia por qual motivo continuam a quebrar as regras europeias sobre poluição e o que pretendem fazer para lidar com isso.

Em carta enviada a Comissão Europeia, ministros alemães declaram que “nós estamos considerando o transporte público gratuito com o objetivo de reduzir o número de carros particulares”.

Segundo a Comissão Europeia, a poluição causada por veículos automotores afeta 130 cidades na União Europeia, causando cerca de 400 mil mortes prematuras por ano.

Vários países vem reativando antigas linhas ferroviárias ou construindo novas na busca de diminuir o uso de automóveis e reduzir a poluição e congestionamento nas grandes cidades, neste cenário, o transporte por trens, na forma de VLTs (bondes), metrôs, trens urbanos, trens interurbanos e interestaduais são utilizados em todos os países com grande sucesso, sendo considerados mais seguros, mais confortáveis, mais econômicos e mais sustentáveis a longo prazo.

Trilhos assentados sobre leito de pedras, ao contrário de pistas asfaltadas, não impermeabilizam o solo, permitindo a infiltração natural da água da chuva, contribuindo assim para diminuir o risco de enchentes.

Estudos demonstram que o trem tem maior capacidade de convencer os usuários a deixar o carro em casa e optar pelo transporte público do que os ônibus.

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Com informações: The Independent, StreetsBlogUSA


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