PARA ATRAIR CENTRÃO, CIRO EVITARÁ POLÊMICAS E DEFENDERÁMANUAL DE DECÊNCIA

Imagem: PDT
Gostou? Compartilhe!

Em uma última tentativa de garantir o apoio do centrão, o presidenciável do PDT, Ciro Gomes, evitará temas polêmicos e defenderá a adoção de um “manual de decência” em convenção que oficializará sua candidatura ao Palácio do Planalto.

Em discurso na sexta-feira (20), ele deverá evitar pontos que enfrentam resistência entre os partidos conservadores como DEM, PP e PR, como a revogação da reforma trabalhista e a taxação de grandes fortunas e deve dar dar destaque a pautas que costumam ser defendidas por partidos de centro-direita, como o combate à corrupção, o maior financiamento à segurança pública e a adoção de políticas de geração de emprego.

A regra principal é de que um auxiliar em cargo de confiança deve se afastar temporariamente do posto caso seja apresentada contra ele uma denúncia fundamentada de corrupção e que, paralelo a isso, seja realizada uma apuração independente.

O presidenciável do PDT aproveitará a convenção nacional de seu partido para lançar uma prévia do seu programa de governo, intitulada “12 Passos Mudar o País”.

Um dos trechos do programa, em fase final de elaboração, estabelece que, caso o pedetista seja eleito presidente, a equipe de governo assinará um documento, uma espécie de manual de responsabilidade com o dinheiro público.

Na segurança pública, tema que é é monopolizado pelas candidaturas de direita, Ciro deve propor um maior protagonismo do governo federal, aumentando a destinação de recursos para a segurança e criando uma polícia especial para combater tráfico de drogas e de armas nas fronteiras do país, semelhante ao ATF dos Estados Unidos (Bureau of Alcohol, Tobacco and Firearms).

Minorias:

Em um aceno ao eleitorado de esquerda, ele deve defender a ampliação das cotas raciais em universidades federais e o estímulo a políticas afirmativas para minorias, como mulheres, negros e a população LGBT.

Nesta quinta-feira (19), Ciro se reunirá com as lideranças femininas do PDT para discutir propostas que possam ser defendidas durante a convenção nacional. Existe a possibilidade de que ele se comprometa em que metade dos cargos de confiança seja ocupada por mulheres até o final de 2022.

Com a indefinição do quadro eleitoral, Ciro chegará ao evento de oficialização de sua candidatura sem a escolha de um candidato a vice-presidente e sem o anúncio de nenhum apoio partidário.

Com informações: Folha de São Paulo


Gostou? Compartilhe!