AGÊNCIAS REGULADORAS: CIRO PROMETEARRUMAR A CASA” E TIRAR INTERFERÊNCIA POLÍTICA

Gostou? Compartilhe!

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, disse que se sente tentado a fechar as agências reguladoras por conta de toda interferência política que as rodeia, e prometeu “blindar” as agencias reguladoras de interferência política, focando em atuação técnica e profissional. Ciro disse que convocará o empresariado brasileiro antes de tomar uma decisão, se for eleito.

“Deve haver exceções, mas essas agências viraram antro de ladroeira, de corrupção, de clientelismo, de invasão normativa, de formulação de políticas que não são atribuição deles, tudo aparelhada por politiqueiro, tudo”, disse o pedetista, acrescentando que numa democracia, tudo vira política.

“A minha tentação é fechar. A gente tem que fazer uma arrumada na casa”, disse Ciro, citando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como exemplos.

“Eu não sei se vou fechar, mas vou convocar o empresariado brasileiro para a gente discutir. De qualquer forma, essas agências terão poder regulatório stricto sensu, e serão, no meu caso, estritamente técnicas e profissionais, que é como eu governo”, disse o candidato.

“A política se faz a nível de ministério. As outras coisas operacionais têm que ser tocadas por gente que têm mérito para tocá-las”, afirmou.

As agências reguladoras tem sido alvo de críticas, de que estariam capturadas pelo mercado via ação política de alguns grupos partidários, como o PMDB. Ciro promete rever a questão.

Com informações Reuters


Gostou? Compartilhe!