ALCKMIN ESTÁ PRESTES A SER DENUNCIADO NA JUSTIÇA ELEITORAL

Alckmin - Fonte: Twitter
Gostou? Compartilhe!

Com Informações Blog do Josias
Geraldo Alckmin está prestes a ser denunciado no âmbito da Justiça Eleitoral. O crime a ser imputado ao presidenciável do PSDB é o de falsidade ideológica. Consiste em omitir ou inserir declaração falsa em documento para fins eleitorais. O caso envolve o repasse de R$ 10,3 milhões em verbas de má origem da Odebrecht para campanhas de Alckmin.

Deve-se a revelação da novidade ao repórter André Guilherme Vieira. Em notícia veiculada no site do jornal Valor, ele lembrou que, se a denúncia for aceita pela Justiça Eleitoral, Alckmin será convertido em réu. Em estágio inicial, o processo não colocaria em risco a campanha do tucano, pois apenas os condenados em segunda instância caem na malha da Lei da Ficha Limpa, tornando-se inelegíveis.

Além do inquérito eleitoral, delações de executivos da Odebrecht resultaram na abertura de investigação na esfera civil. Corre na Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de São Paulo. Apura-se a suspeita de que Alckmin tenha praticado improbidade administrativa. Foi neste processo que o candidato tucano prestou depoimento nesta quarta-feira. Não há, por ora, decisão sobre o oferecimento de denúncia.


Os processos correm em sigilo. Quando questionado a respeito, Alckmin diz que é ”dever” do homem público prestar esclarecimentos com ”transparência absoluta.” Contudo, a defesa do grão tucano cogita pedir o trancamento dos dois inquéritos, o eleitoral e o civil.


Gostou? Compartilhe!