CÉSAR MAIA: TRANSFERÊNCIA DE VOTOS DE LULA NÃO É ALGO CERTO

Cesar Maia - Fonte: O Globo
Gostou? Compartilhe!

Com informações Poder 360 e Ex-Blog do César Maia

 

As análises sobre a campanha presidencial de 2018 – neste momento – sinalizam dúvidas sobre o fôlego de Ciro Gomes, não garantem que Bolsonaro sustente-se no atual patamar, avaliam o impacto do Blocão no crescimento de Alckmin, e especulam sobre o patamar do candidato do PT – digamos Haddad – com apoio e transferência de votos de Lula.

A transferência de votos de um líder político a um candidato que apoie não é direta nem garantida. Depende da taxa de rejeição ou aprovação do líder, do “efeito esponja” (capacidade de absorção do candidato), do campo de seus adversários, etc.

No auge de sua popularidade, Lula abraçou Dilma – sua ministra e portanto colada fisicamente a ele no Palácio do Planalto – e saiu pelo Brasil afora com ela no colo, apresentando-a como sua candidata.

Entre fim de 2009 e início das convenções, Dilma cresceu 10 pontos -de um pouco menos de 30% a um pouco menos de 40%. No final do primeiro turno, Dilma teve 35% dos votos sobre o total do eleitorado -que é o que se pode comparar com dados das pesquisas de intenção de voto. No 2º turno, Dilma teve 41% sobre o total do eleitorado.

As pesquisas eleitorais atuais com o nome de Haddad dão a ele algo como uns 3% ou 4%. Quando se diz que ele é candidato de Lula, Haddad passa a uns 10% a 12%. Em campanha, com ampla exposição do apoio de Lula, Haddad deve ter este patamar de votos ampliado. A especulação é de quanto será esta agregação.

Pesquisas dizem que Lula teria 30% das intenções de voto, hoje. Mas dizem também que tem quase 50% de rejeição. Portanto, seu apoio aberto a Haddad carregará os dois impulsos: para cima e para baixo. O vetor resultante não é fácil de projetar, hoje. Se for impulsionado para perto dos 20%, a probabilidade de ir ao segundo turno é grande. Abaixo disso, ao contrário.

Em janeiro de 2018, o Ex-Blog postou uma nota a respeito dos estudos do professor David Samuel da Universidade de Minnesota com base a dados de uma série até 2002. Este trabalho foi publicado no Brasil pela revista Opinião Pública Vol. X, outubro de 2004 paginas 221 a 241 e procurava responder a pergunta “o que levaria um eleitor a votar no PT”.

Eis o que dizia na nota:

“A partir das regressões sobre diversos temas que poderiam estar relacionados com o voto no PT, Samuels chega a conclusões, na época, surpreendentes. Hoje se pode afirmar que a precisão de suas conclusões é impressionante. Segue uma lista de situações que não levam ao petismo. A classe socioeconômica não está diretamente relacionada ao petismo. Categorias sociais como – raça, gênero, religião e idade – não apresentam relação com o petismo. Não é verdade que os católicos sejam mais petistas e que os evangélicos menos. A variável raça também não mostra relação significativa”

O atrativo do PT de reduzir a desigualdade socioeconômica não se reflete nos resultados de regressão. O desejo de maior influência do governo na economia e maior regulamentação desta, bem como o apoio ao nacionalismo econômico não estão associados ao petismo.

Brasileiros que se opõem às práticas clientelistas e ao rouba-mas-faz não apresentam maior probabilidade de serem petistas. Os brasileiros que apoiam a liberdade de expressão política e que têm ideias menos hierárquicas da sociedade também não mostram maior probabilidade de serem petistas.

A variável mais importante que surge em termos do impacto sobre ser petista é a opinião sobre Lula. O resultado aqui mostrado indica que a predição aumenta quase 65% para um brasileiro que dá nota 10 a Lula numa escala de 0 a 10, em comparação com quem dá nota 5 na mesma escala. A importância para o petismo da popularidade de Lula tem implicações substanciais para o futuro do PT. Ele continua a ser o único líder petista que pode atrair um número de adeptos bem maior do que o partido.

O partido não está inteiramente livre de sua conexão a um único líder político. Os resultados deste estudo têm implicações adicionais para o futuro do petismo”.

O quadro atual – com Lula preso – e o PT se amesquinhando partidariamente, ao concentrar sua política e especialmente sua política eleitoral, apenas não situação de Lula, comprova o estudo de David Samuel – 15 anos depois. Não há PT: há Lula. A campanha tenta criar a Ilusão de que Lula poderá ser solto e candidato. Isso ajuda muito a impulsão de Haddad ou qualquer outro candidato do PT.

Mas no momento em que ficar evidenciado que Lula não será candidato, o impacto sobre a candidatura do PT será inevitável. Em campanha, o eleitor não votará num fantasma. Portanto, a curva de crescimento de Haddad como candidato de Lula tenderá a ser estancada ou mesmo invertida no momento da decisão final do TSE/STF/STJ, estimado para início de setembro.

Esse cenário projetado deve ser levado em conta pelos demais candidatos – e seus assessores – que perderão tempo ao fazer -hoje- uma regra de três simples, projetando o potencial de votos de Haddad, ou outro. Quem viver, verá.


Gostou? Compartilhe!