IPEA: QUASE METADE DA RENDA NA MÃO DOS 5% MAIS RICOS

Gostou? Compartilhe!

Com informações Monitor Digital

Concentração no Brasil é muito superior à dos Estados Unidos

O Brasil tem a nona mais alta desigualdade de renda do mundo. Um trabalho publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quarta-feira mostra que, além de a renda nacional ser concentrada nos estratos mais abastados da população, os 10% mais ricos respondem por 51,5% da desigualdade total.

Este percentual é superior àqueles encontrados em outros países, como Estados Unidos (45%), Alemanha (44%) e Grã-Bretanha (41%). A pesquisa ainda constatou que a maior parte dessa participação está concentrada na metade mais rica do grupo (os 5% mais abastados), que corresponde sozinha a mais de 45% do índice.

Outro fato revelado na pesquisa do Ipea é que, no período entre 2001 e 2015, em que a desigualdade no país diminuiu, a contribuição para a desigualdade tanto do grupo dos 10% mais ricos como dos 10% mais pobres cresceu.

No estudo do Ipea, a desigualdade foi medida por um indicador ainda pouco utilizado na literatura socioeconômica, a J-divergência, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 1981 e 2015. A J-divergência possibilita que se quantifiquem as contribuições de cada indivíduo ou grupo de indivíduos, como os pertencentes a uma faixa de renda.


Gostou? Compartilhe!