PODEROSO ALIADO: KALIL FECHA COM CIRO GOMES

Gostou? Compartilhe!

O prefeito Alexandre Kalil (PHS) declarou na tarde desta quarta-feira (5) apoio ao candidato Ciro Gomes (PDT) à presidência da República.

Após um encontro de 30 minutos no apartamento de Kalil, em Lourdes, Região Centro-Sul da capital, os dois concederam uma entrevista coletiva para anunciar a aliança. 

“Eu votaria no Ciro para presidente e decidi oficializar esse apoio porque acho ele o candidato mais preparado”, revelou Kalil. O prefeito afirmou que não pediu nada específico em troca de seu apoio, mas cobrou uma atenção maior do Palácio do Planalto para Minas Gerais.

“Não dá para um presidente passear por aqui por 40 minutos em quase 3 anos de governo. Minas é o segundo estado da federação”, disse Kalil, citando o presidente Michel Temer (MDB), que fez poucas visitas ao estado.

Ciro Gomes afirmou que o apoio de Kalil é o momento mais feliz de sua campanha até agora e avaliou que a decisão dos candidatos que irão para o segundo turno acontecerá nos últimos dias antes da eleição. “Kalil é o prefeito mais popular e bem avaliado no país. Tem uma história de liderança popular extraordinária com a torcida do Galo. É um empresário de muito sucesso, que decidiu se dedicar a vida pública. E ele não me pediu nada, apenas que olhasse para Minas Gerais”, afirmou Ciro.

Kalil afirmou que permanecerá sem apoiar nenhum candidato ao governo de Minas, uma vez que não tem a mesma confiança nos candidatos ao governo estadual que tem em Ciro. 

Kalil com seu jeito franco, conta com alta aprovação na condução da prefeitura de Belo Horizonte. O polêmico prefeito de Belo Horizonte ficou conhecido nacionalmente por presidir o clube Atlético Mineiro. Em seu primeiro mandato, Alexandre Kalil conseguiu sanar as dividas do Atlético, montou fortes elencos para o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2010 e 2011. Kalil foi reeleito em dezembro de 2011, e prometeu fazer times ainda mais competitivos para 2012 e disse também que era obrigação do Atlético ser campeão mineiro daquele ano. O Atlético foi campeão mineiro de 2012 de forma invicta, o que não acontecia desde 1976.

Na gestão Kalil entre os anos de 2009 e 2014, o Clube Atlético Mineiro foi 3 vezes Campeão Mineiro (2010, 2012 e 2013), Vice-campeão Brasileiro 2012, Campeão da Recopa Sul-Americana de 2014, da Copa do Brasil 2014 e da Copa Libertadores da América de 2013.

No início desse mês, Kalil teria se irritado ao saber do acordo feito pelo deputado federal e presidente nacional do PHS, Marcelo Aro, em apoiar a candidatura ao Palácio do Planalto do ex-ministro Henrique Meirelles (MDB). Segundo a fonte, o prefeito teria ficado insatisfeito com a inabilidade política do presidente nacional do PHS e chegou a cogitar em desembarcar do partido.

Além disso, o PHS defendia a candidatura do jornalista Carlos Viana na chapa do senador e candidato ao governo de Minas, Antonio Anastasia (PSDB-MG), mas, com a ida de Rodrigo Pacheco (DEM) o partido ficou a ver navios. O fracasso nessa articulação decepcionou Kalil.

Em relação a um possível desgaste com o diretório nacional do PHS, que optou em apoiar Henrique Meirelles (MDB) na disputa presidencial, o prefeito de Belo Horizonte foi sucinto. “O PHS apoiou quem quis sem me perguntar. Eu apoio quem em quiser sem perguntar ao PHS. É simples assim”.

COM INFORMAÇÕES ESTADÃO / HOJE EM DIA



Gostou? Compartilhe!