Governo Benjamin Button: Administração de Bolsonaro já começa desgastada

Benjamin Button
Gostou? Compartilhe!

Com informações Monitor Digital

Aprovação dos primeiros dias é inferior à dos últimos meses de Dilma.

O início do Governo Bolsonaro é considerado positivo por 38,9% dos brasileiros e negativo para 19%; a gestão é avaliada como regular por 29%, e 13,1% não souberam responder. O resultado da 143ª rodada da pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra um resultado pior do que no final do primeiro Governo Dilma.

Em 2014, mesmo após o desgaste do mensalão, do início da Lava Jato e dos protestos de 2013, a avaliação positiva do Governo Dilma era de 41%, superior à de Bolsonaro, que mal completou 60 dias de mandato e deveria carregar uma expectativa positiva.

Quando os números são comparados com os meses iniciais dos governos Lula e do primeiro Governo Dilma, a diferença fica ainda mais gritante. Em janeiro de 2003, embora houvesse grande desconfiança com a gestão do PT, Lula tinha uma avaliação positiva de 56,6%, regular de 17,7% e negativa de apenas 2,3%.

Em abril de 2007, primeira pesquisa realizada durante o segundo Governo Lula, a avaliação positiva somava 49,5%, a regular, 34,3%, e a negativa, 14,6%.

A primeira gestão de Dilma Rousseff tinha avaliação positiva de 61,3% dos brasileiros (agosto de 2011, primeira pesquisa CNT do novo governo), regular de 26,2% e negativa de 7,5%. O segundo governo da presidente do PT começou sob fogo cerrado de críticas – o chamado “terceiro turno das eleições” – que acabou levando ao impeachment e ao Governo Temer, o mais impopular da história recente do país.


Gostou? Compartilhe!