Governo Bolsonaro libera uso de usinas térmicas mais caras

Termoeletricas
Gostou? Compartilhe!

Com informações Monitor Digital

Comitê decide também importar energia do Uruguai e da Argentina.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decidiu nesta sexta-feira, em reunião extraordinária, liberar o funcionamento de usinas termelétricas mais caras, a chamada fora da ordem de mérito. De acordo com o comitê, a medida foi tomada por causa da escassez de chuvas, dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas que se encontram abaixo da média histórica para o período e levando em consideração “as previsões meteorológicas para os próximos dias”.

A ordem de despacho das usinas, feita pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), é definida pela energia de menor custo, em geral, as hidrelétricas, até as térmicas de maior custo, fora da ordem de mérito de custo econômico. Com a decisão desta sexta-feira, serão despachadas as usinas cujo custo para a geração de energia apresenta valores superiores aos indicados pelos modelos computacionais do setor.

O comitê, responsável pelo monitoramento das condições de abastecimento e pelo atendimento ao mercado de energia elétrica do país, decidiu ainda que o ONS deve considerar a liberação da importação de energia do Uruguai e da Argentina, também a partir deste sábado, como recurso adicional, mas mantendo a geração de usinas termelétricas.


Gostou? Compartilhe!