Hostilizado por petistas, Ciro brada: “Lula tá preso babaca”. UNE dividida entre Ciro e Lula

Gostou? Compartilhe!

A participação de Ciro Gomes (PDT) na Bienal da UNE nesta quinta (07/02/2019) em Salvador, mostrou uma divisão inédita na entidade. A entidade que até então sempre se mostrou alinhada ideologicamente com o lulismo, mostrou divisão em prol do pedetista, mostrando o crescimento exponencial de sua militância.

Ciro, que entrou sob aplausos e gritos de “Ooo Cirão da Massa”, iniciara seu discurso falando da derrota do campo progressista e a ameaça que o novo governo à minorias ,como negros e pobres. Falou da impossibilidade do campo progressista querer chamar a maioria dos eleitores brasileiros de fascistas. Em determinado momento, ao ser chamado de fascista por alguém do público, Ciro retrucou: “Alguém que tem coragem de me chamar de fascista, não sei que palavra eles usam pra falar do Bolsonaro”, arrancando aplausos e risos da platéia.
  
O ex-candidato à presidente da República pelo PDT, Ciro Gomes, acabou por repetir o que seu irmão, o senador Cid Gomes, disse em um evento no Ceará durante o segundo turno das eleições. Ciro  começou a dizer: “O jovem no bar é obrigado a defender corrupção, aparelhamento do Estado, formação de quadrilha. Isso não é para vocês. Vocês não têm nada a ver com isso”. Logo em seguida alguém da plateia gritou: “corrupto” ao Ciro. O pedetista de pronto respondeu: “Não sou, não. Eu estou solto. Eu sou limpo. eu sou limpo”. Continuando sendo hostilizado, Ciro se dirigiu ao militante que o hostilizava e gritava ” Lula Livre”:  “Lula está preso, babaca”, bradou. Parte da plateia vaiou e pediu: “Fora Ciro”. E começou uma guerra de coros. Parte da plateia gritava “Lula Livre” e parte entoava “Ooo Cirão da Massa”. Mostrando uma divisão inédita que até antes não existia na entidade. 

Ciro acalmando a plateia, continuou a sua fala sobre o Lula, pedindo para que todos, inclusive lulistas ouvissem: “Ele [Lula] aceitou os recursos. Desculpa, não sou eu que condenei o Lula. Não está na minha mão liberar Lula. Eu avisei se a direita ganhasse as eleições, o Lula ia ficar encarcerado por muito mais tempo. Avisei na campanha. Todo mundo pode vomitar paixão que quiser, mas enquanto a gente ficar assim, acreditando em minorias ínfimas, esmagadoramente derrotados que fomos… Companheiros, nós fomos humilhantemente derrotados pro essa estratégia. Insistir nela afunda o Brasil”, discursou.

Ciro foi aplaudido pela maioria da plateia, mostrando a força que o presidenciável angariou, e encerrou sua participação. E novamente se ouviu-se os gritos de “Ooo Cirão da Massa” por parte da sua aguerrida militância e presentes.

Ao final, Ciro foi “escoltado” na saída pela JS, juventude ligada ao PDT, partido de Ciro.

 

 

 


Gostou? Compartilhe!