Lava Jato da Educação – O Novo Empreendimento de Velez e Sérgio Moro

Ricardo Vélez Rodríguez e Sérgio Moro
Gostou? Compartilhe!

Com informações Monitor Digital

Ministros assinaram acordo para devassa no MEC

Protocolo de intenções com o objetivo de apurar indícios de corrupção na educação parece dar o tom do que será a gestão do ministro Ricardo Vélez Rodríguez: caça às bruxas, minando a influência das universidades.

Ao assinar o documento com o ministro da Justiça, Sergio Moro, Vélez disse que a investigação feita pela nova gestão do MEC pode dar início à Lava Jato da educação.

O Ministério da Educação foi enfático ao citar “exemplos emblemáticos”, como “favorecimentos indevidos no Programa Universidade para Todos (ProUni), desvios no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), envolvendo o sistema S, concessão ilegal de bolsas de ensino a distância e irregularidades em universidades federais.”

O acordo, diz o MEC, é o marco inicial para uma ampla investigação interministerial. O documento também foi assinado pelos ministros da da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, e pelo advogado-geral da União, André Mendonça. Participou da reunião o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo.

A investigação é uma das principais metas em desenvolvimento pelo ministério dentro do plano de ações dos 100 primeiros dias. O MEC encaminhará os documentos para que Ministério da Justiça, Polícia Federal, AGU e CGU possam aprofundar as investigações, instaurar inquéritos e propor as medidas judiciais cabíveis, adianta o Ministério.

De acordo com Vélez Rodríguez, o intuito é ser totalmente transparente para a sociedade. “Queremos apurar todos os desvios praticados por pessoas que usaram o MEC e as suas autarquias como instrumentos para desvios”.


Gostou? Compartilhe!