Mercado Apreensivo – Bolsonaro não garante a Reforma da Previdência

Jair Bolsonaro
Gostou? Compartilhe!

Com informações El País

A Bolsa de São Paulo dava sinais de nervosismo, com o dólar se aproximando dos 3,90 reais. O principal fator da movimentação, de acordo com os analistas, foram notícias do mercado externo, com sinais de debilidade e desaceleração nos EUA e na Europa. O jornal Valor Econômico também registrou, no entanto, “a apreensão” dos analistas com o cenário político doméstico e incertezas com a tramitação da reforma da Previdência.


O analista econômico André Perfeito, da consultoria Necton, divulgou horas após o evento no Rio uma revisão da previsão do crescimento do Produto Interno Bruto para 2019, de 2,1% para 1,8%. Além do “baixo crescimento”, Perfeito destacou como fator desestabilizador para a economia o tuíte pornográfico e o discurso feito pelo presidente nesta quinta-feira.

 

“Conspira para nossa revisão mais forte para baixo as recentes falas do presidente”, escreveu. Para o analista, o pronunciamento feito perante os militares “é forte, e nos mostra que ele acusou o golpe da repercussão extremamente negativa ao seu tuíte dias antes”. Ele conclui, dizendo que “seja como for está cada vez mais evidente que a administração política das reformas está fragilizada”.


No discurso para os fuzileiros navais, Bolsonaro citou a reforma da Previdência. Voltou a afirmar que os militares vão fazer parte da mudança nas aposentadorias- o Governo ainda não enviou o projeto de lei com a inclusão da categoria. Também voltou a falar sobre garantir uma “retaguarda jurídica” para as “missões extraordinárias da tropa”, como nas operações de Garantia de Lei e Ordem ocorridas no Rio de Janeiro.


“Eu quero vocês conversando, ouvindo, debatendo uma retaguarda jurídica para que vocês possam exercer seus trabalhos, em especial nas missões extraordinárias da tropa”. Grupos de defesa dos Direitos Humanos enxergam aí um salvo-conduto para excessos cometidos por militares em ações eventuais na segurança pública.


Gostou? Compartilhe!