Ex-diretor do Banco Pactual vai comandar BNDES

Gostou? Compartilhe!

Joaquim Levy, ex-presidente do banco, irá a CPI no dia 26.

Auxiliar direto do secretário especial de Desestatização, Salim Mattar, Gustavo Henrique Moreira Montezano será o novo presidente do BNDES. Ele sucederá Joaquim Levy, que pediu demissão no domingo após ser publicamente atacado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Gustavo Montezano era secretário adjunto de Desestatização e Desinvestimento. Graduado em engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e mestre em Finanças pelo Ibmec, Montezano tem 17 anos de carreira no mercado financeiro. Foi sócio-diretor do Banco Pactual, responsável pela área de crédito corporativo e estruturados. O presidente indicado do BNDES tem 38 anos e começou a carreira como analista no banco Opportunity.

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga supostas irregularidades no BNDES ouvirá o ex-presidente Joaquim Levy em 26 deste mês, às 14h30. Segundo o presidente da CPI, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), o requerimento para convocação de Levy já havia sido aprovado pela comissão em abril. Dessa forma, mesmo após ter se demitido do cargo, ele é obrigado a comparecer à comissão.

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, informou que o novo presidente do banco deverá colocar os projetos em andamento com vistas a atingir os resultados estabelecidos anteriormente. “Uma das medidas que se deseja é a devolução dos recursos do banco para o Tesouro Nacional. Além disso, deve aumentar investimentos em infraestrutura e saneamento”, além de “abrir a caixa-preta do passado”, apontando para onde foram investidos “recursos em Cuba e na Venezuela, por exemplo”.

A forma como aconteceu a saída de Joaquim Levy foi uma “covardia sem precedentes”, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Não digo nem do presidente (Jair Bolsonaro), digo de quem nomeou, que é o ministro da Economia (Paulo Guedes).”

Com informações Monitor Digital


Gostou? Compartilhe!