Nove empresários bancaram quase metade da campanha de Tabata Amaral

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A deputada recebeu doações de três executivos da Ânima Educação, além de outros empresários, como Nizan Guanaes, dono de uma das maiores empresas de publicidade do país, a Agência África, e Patrice Philippe, que direcionou verbas apenas a políticos do RenovaBR. Doações superam repasses do PDT.

Em 2018, a campanha da deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) recebeu um total de R$ 509,5 mil em doações de nove grandes empresários de diferentes setores. O valor supera o repasse total da Direção Nacional do PDT à parlamentar – que foi de R$ 100 mil, proveniente do Fundo Eleitoral – e os R$ 58,1 mil arrecadados por financiamento coletivo.

A soma das quantias doadas apenas por estes nove empresários equivalem a 39,45% da receita da campanha da deputada, que arrecadou R$ 1,2 milhão ao todo, segundo sua Prestação de Contas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os nove executivos são: Patrice Philippe Nogueira Baptista Etlin (que doou R$ 90 mil), Nizan Mansur de Carvalho Guanaes Gomes (R$ 79,5 mil), Maurício Bittencourt Almeida Magalhães (R$ 50 mil), Marco Racy Kheirallah (R$ 50 mil), Marcelo Battistella Bueno (R$ 50 mil), Luiz Felipe Coutinho Dias de Souza (R$ 50 mil), Daniel Krepel Goldberg (R$ 50 mil), Daniel Faccini Castanho (R$ 50 mil) e Ricardo Steinbruch (R$ 40 mil).

Em comparação, os R$ 100 mil repassados pelo PDT – em três parcelas – correspondem a 7,75% do total arrecadado pela campanha eleitoral da parlamentar, enquanto os R$ 58,1 mil do financiamento coletivo representam apenas 4,5% da receita.

Todas as doações são legais e foram registradas pelo TSE, que aprovou a prestação de contas da deputada. Tabata, assim como outros políticos do RenovaBR, dispensou a verba de Fundo Partidário.


Perfil dos doadores

Entre os nove executivos, destaca-se Patrice Philippe Nogueira Baptista Etlin, sócio-gerente da consultoria de investimentos, Advent, que direcionou R$ 90 mil à campanha da deputada, numa única transferência.

Todas as doações a campanhas eleitorais realizadas pelo empresário, em 2018, foram dirigidas a políticos do Renova BR.

Além do aporte de Patrice Philippe, Tabata Amaral também recebeu três doações de executivos da Ânima, conglomerado do setor da educação privada – o mesmo em que a deputada especializou seu trabalho parlamentar.

A Ânima possui cerca de 100 mil alunos em universidades como a UNA, a Universidade São Judas, a UniBH e a UniSocioesc, além da filial brasileira da escola internacional de gastronomia Le Cordon Bleu.

O presidente da companhia, Marcelo Battistella Bueno, doou R$ 50 mil à campanha de Tabata Amaral, mesmo valor oferecido por seu sócio, Daniel Faccini Castanho, e pelo executivo da empresa, Daniel Krepel Goldberg.

Somadas, portanto, as doações de empresários da Ânima Educação a Tabata chegam a R$ 150 mil – valor quase igual aos R$ 158,1 mil, obtidos com repasse do PDT e financiamento coletivo.

Entre os demais doadores, ainda aparece o nome do publicitário Nizan Guanaes, que doou R$ 79,5 mil à deputada, numa única parcela.

Nizan é co-fundador do Grupo ABC de Comunicação, um dos maiores conglomerados do setor, na América Latina, dono da Agência África, quinta maior empresa publicitária do país, que teve um faturamento bruto, em 2016, de R$ 2,27 bilhões, segundo a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap ).

Explicações


A repórter Amanda Audi, do The Intercept Brasil, questionou Tabata recentemente sobre “o apoio de megaempresários com interesses políticos”.

Ela negou que as doações destes executivos interfiram em seu trabalho parlamentar.

“Eu vejo essas pessoas com frequência, tenho carinho por elas, mas não me encontro com elas fora de contextos sociais. Não tem ninguém me mandando mensagem, ligando, me enchendo o saco”, disse Tábata. “Eu admiro o Jorge Paulo Lemann. Sabe, a gente tem uma das maiores empresas do mundo que tem brasileiros no poder. Eu acho que aí que a esquerda erra. Qual é o problema disso?”, perguntou.

Com informações e matéria completa Independente

 


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