Nestlé causa polêmica por extração excessiva de águas nos EUA

Gostou? Compartilhe!

Os planos da Nestlé de iniciar a extração de aproximadamente 4 milhões de litros de água, por dia, em uma bacia da Flórida não tem sido bem aceita, desde que o plano foi anunciado.

A bacia do rio Santa Fe é incapaz de suportar tais níveis de extração, de acordo com aqueles que se opõem ao projeto Ginnie Springs.

A Nestlé enfrenta oposição de organizações ambientalistas por seus planos de aumentar a retirada de água em Ginnie Springs, um parque na Flórida (EUA) famoso por suas fontes de água cristalina e habitat para inúmeras espécies de tartarugas.

A empresa de alimentos suíça está buscando permissão das autoridades locais para bombear 4,1 milhões de litros por dia a partir destas fontes naturais e, em seguida, vender água engarrafada para os consumidores, relata o Guardian.

A A Nestlé, que possui as marcas Zephyrhills e Pure Life de água extraída de fontes similares na Flórida, gastou milhões de dólares este ano para comprar e modernizar uma fábrica de engarrafamento em High Springs, aguardando a renovação da licença expirada para extração de água. a empresa local Seven Springs , para a qual planeja adquirir água a um custo não revelado.

Aqueles que se opõem a esses planos abriram um fórum digital, uma petição online e enviaram dezenas de cartas às autoridades ambientais alertando sobre o risco, já que a decisão pode ser tomada em novembro próximo.

“O Rio Santa Fé já está em declínio e não há mais água suficiente do aqüífero para fornecer essas fontes belas e surpreendentes que são icônicas, culturalmente valorizadas e importantes para os sistemas e habitats naturais”, explica Merrillee Malwitz-Jipson, diretor da organização sem fins lucrativos “Nosso Rio Santa Fé”.


Gostou? Compartilhe!