Indústria e Comércio derrubam Bolsas Mundiais

Gostou? Compartilhe!

Risco de recessão global avança, com piora na economia real.

O quadro negativo da economia mundial refletiu nas bolsas de valores, que tiveram quedas expressivas nesta quarta-feira. O índice Eurostoxx recuou 2,98%, o CAC 40, da Bolsa de Paris, caiu 3,12%, enquanto o Footsie 100 inglês teve perdas de 3,31%, e o Dax 30 alemão recuou 2,76%. Nos Estados Unidos, o S&P 500 retrocedeu 1,79%, e o Dow Jones, 1,86%. O Nasdaq caiu um pouco menos (1,56%).

Na terça-feira, a Organização Mundial do Comércio (OMC) reduziu significativamente suas previsões para o comércio global neste ano devido à disputa entre EUA e China, além de outros fatores. A Organização espera que o volume de comércio de mercadorias no mundo aumente 1,2% em 2019. A estimativa anterior era de 2,6%. No ano passado, as negociações de mercadorias cresceram 3%.

A produção industrial segue no mesmo ritmo. O IHS Markit revelou que a atividade industrial dos países da Zona do Euro caiu, em setembro, para o menor patamar desde 2012. Nos EUA, o Institute for Supply Management revelou que a atividade industrial se contraiu ao pior nível desde junho de 2009, principalmente por causa da guerra comercial com a China.

A Bolsa de São Paulo fechou o dia em queda de 2,9%. Além do comportamento mundial, pesou a votação da reforma da Previdência no Senado. Também contribuiu para a queda o desempenho das ações dos principais bancos, após a divulgação de que a Lava Jato investiga as cinco maiores instituições do país, suspeitas de lavagem de R$ 1,3 bilhão.

O Brexit piora o quadro europeu. “O foco do pregão desta quarta-feira esteve no primeiro-ministro britânico, Boris Johnson”, disse ao jornal El País o analista do Selfbank Andrés Aragoneses. Johnson pediu que a Irlanda do Norte seja mantida no mercado comum para produtos agropecuários e industriais até 2025. “Tudo indica que a União Europeia não aceitará essa solicitação, aumentando o risco de um Brexit sem acordo”, assinalou Aragoneses.

Com informações Monitor Digital


Gostou? Compartilhe!