Grandes petroleiras estão se preparando para o petróleo a US$ 10

Gostou? Compartilhe!

A onda de cortes nos gastos da indústria de petróleo continua, com as principais empresas anunciando reduções significativas, já que o petróleo permanece preso nos US $ 20. A Royal Dutch Shell disse na segunda-feira que cortaria os gastos em 20%, ou cerca de US $ 5 bilhões, e também suspenderia seu plano de recompra de ações. A gigante petrolífera francesa Total SA e a norueguesa Equinor anunciaram movimentos semelhantes.


A ExxonMobil e a Chevron sugeriram que eles também estariam cortando seus orçamentos, com a Exxon sob pressão particular. O Goldman Sachs estima que a Chevron precise de US $ 50 por barril para cobrir os gastos e seus dividendos. Por outro lado, a ExxonMobil precisa de algo como US $ 70.


As principais empresas são relativamente mais isoladas da desaceleração do que as perfuradoras de shale pequenas e médias, porque possuem ativos de refino e petroquímicos que normalmente têm um desempenho um pouco melhor que as unidades apenas exploradoras quando os preços caem. As refinarias, por exemplo, gastam menos em petróleo durante a crise, e os preços baixos também se traduzem em um aumento nas vendas de produtos refinados.


Mas as grandes empresas não têm esse colchão desta vez. Estamos no meio de um colapso histórico – uma crise de oferta e um evento de demanda sem precedentes. As estimativas variam, mas o consumo de petróleo pode diminuir em 10 milhões de barris por dia (mb / d) ou mais. Não importa o quão barato seja o petróleo bruto, se as pessoas não estiverem dirigindo, voando ou consumindo algo além do essencial, não há aumento na demanda apenas pelos preços baixos.


Na segunda-feira, a Exxon anunciou que estava cortando a produção em sua refinaria de Baton Rouge, a segunda maior da empresa nos EUA, porque a fraca demanda encheu os tanques de armazenamento. A Exxon também cortou 1.800 terceirizados do local. Em outro exemplo, um grande projeto petroquímico em Appalachia pode não prosseguir à medida que o mercado afunda.


A primeira rodada de cortes de gastos da indústria de petróleo está agora visível, mas uma segunda rodada está começando, de acordo com um relatório da Goldman Sachs.


“Vemos a produção de petróleo dos EUA caindo quase 1,4 milhão de barris / dia ao longo de cinco trimestres após o 2T20, com base na perfuração reduzida (ou seja, antes de considerar o fechamento de poços existentes que provavelmente serão necessários), com o capex das empresas em queda de 35% [ano a ano] em 2020 “, escreveu Goldman Sachs em nota.


No entanto, as revisões do orçamento ainda não terminaram. A queda nos gastos, na perfuração e, finalmente, na produção pode se aprofundar à medida que os cortes de investimentos aumentam mais acentuadamente. “Não há cobertura de açúcar, a atividade nos campos petrolíferos dos EUA entrará em colapso com os preços do petróleo bem abaixo dos US $ 30 WTI”, disse Raymond James na segunda-feira. A rodada inicial de cortes coloca os gastos em cerca de 45% abaixo dos níveis de 2019, disse o banco. “No entanto, os declínios serão muito mais dramáticos do que esses cortes iniciais e enfatizamos que esses anúncios se direcionam para limites maiores, de operadores com melhor cobertura e capitalização”.
“O capex total dos EUA provavelmente cairá mais de 65%, com o preço do WTI persistindo nos US $ 20”, concluiu o banco de investimento.


A Rystad Energy divulgou uma estimativa semelhante na segunda-feira. É provável que os E&Ps reduzam os investimentos em até US $ 131 bilhões, ou cerca de 68% ano a ano, de acordo com a empresa de Oslo. “Os produtores terão que examinar atentamente seus níveis de custo e planos de investimento para combater o impacto financeiro de preços e demanda mais baixos. As empresas já começaram a reduzir seus investimentos anuais em 2020 ”, diz Audun Martinsen, chefe de pesquisa de serviços de energia da Rystad Energy.


Ninguém pode imaginar o quão baixo o WTI e Brent vão. Porém, muitos analistas apontaram para o potencial de armazenamento ao máximo, como uma razão pela qual os preços têm mais espaço para cair. “[Ninguém] pode ter certeza de que a produção será encerrada com rapidez suficiente para não sobrecarregar nossa capacidade de armazenar petróleo”, disse a JBC Energy em nota. A empresa apontou que as refinarias cortam o processamento porque estão ficando sem capacidade armazenamento, como o Baton Rouge da Exxon. “Nesse ambiente, é possível que os preços do Brent cheguem brevemente a US $ 10 por barril, como em 1986 ou 1998”, concluiu a JBC.

Fonte: Oilprice

Com informações AEPET


Gostou? Compartilhe!