Pão é Trigo e Trigo é Dólar – Argentina suspende vendas de Trigo ao Brasil e Pão deve subir 30%.

Gostou? Compartilhe!

Nada é tão ruim que não pode piorar. A alta do dólar já faria o pão francês disparar de qualquer forma, o governo não consegue controlar o aumento desenfreado da moeda americana, pois bem, a relação sempre complicada entre Brasil e a Argentina ganhou novo episódio com a noticia de que a Argentina não tem mais trigo para vender ao Brasil, o que deve aumentar ainda mais o preço do pão aqui no Brasil.

Desde que o presidente Alberto Fernandes assumiu o poder no país vizinho, a Argentina, principal fornecedora da commodity, aumentou de forma significativa as vendas de trigo para outros mercados, como os países asiáticos e oriente médio, que compram mais trigo que o Brasil e paga melhor.

Com o dólar em alta e a desvalorização do real, os produtores argentinos preferiram o mercado asiático e do oriente médio, que pagam valores acima da cotação de mercado, como consequência a Argentina ficou sem estoque suficiente para atender as necessidades internas e a demanda brasileira e o problema vai estourar no bolso dos mais pobres.

A relação entre Brasil e Argentina não andam tão bem desde que Bolsonaro tentou interferir nas eleições do país vizinho, Bolsonaro apoiou o candidato derrotado e desde então as coisas nunca mais foram as mesmas e deve piorar com a negativa dos Hermanos em vender trigo para o Brasil.

Em novembro do ano passado a Argentina comunicou ao Brasil que não poderia mais fornecer o produto. A alternativa encontrada é importar o produto dos Estados Unidos e Canadá. Ocorre que a Argentina faz parte do Mercosul, área de livre comércio, sem impostos. Já nos Estados Unidos e Canadá, a alta do dólar vai impactar diretamente no valor do trigo, só o aumento da cotação da moeda americana deve afetar em até 20% o valor do produto, os impostos devem ser outro fator a elevar em mais 10% o valor do pão.

Texto: Pedro Oliveira

Edição: Ana Fernandes

Informações: Jornal O Globo

Com informações Noticiário Político Nacional


Gostou? Compartilhe!