Pesquisadores da Coppe testam com sucesso ventilador de exceção para Covid-19

Gostou? Compartilhe!

Pesquisadores da Coppe testam com sucesso ventilador de exceção para Covid-19 e iniciam campanha por recursos para produção

Pesquisadores da Coppe/UFRJ concluíram com sucesso os testes in vitro do ventilador de exceção para ser usado no tratamento de pacientes vítimas do novo coronavírus. Nesta segunda-feira, dia 27/04, esses resultados serão submetidos para aprovação da Anvisa e um protocolo será submetido para a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa para testá-lo em pacientes no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ. Para produzir o “Ventilador de Exceção para Covid-19 – UFRJ” (VExCo), inicia, também, nessa segunda-feira, uma campanha de doações realizada pela Fundação Coppetec, especificamente para a produção dos ventiladores. Os recursos doados serão utilizados na compra das peças necessárias para a produção dos ventiladores. Cada ventilador custará, aproximadamente, R$ 5 mil.


Segundo o professor da Coppe, Jurandir Nadal, coordenador do projeto, a estimativa é que ainda nesta semana o equipamento possa ser testado em pacientes. “Esperamos arrecadar cinco milhões de reais para produzir até mil ventiladores. Eles não serão comercializados; serão distribuídos para as UTIs por meio de um grande estudo de aplicação clínica”, afirma o professor Nadal. Posteriormente serão doados ao Sistema Único de Saúde.


O VExCo foi desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Engenharia Pulmonar e Cardiovascular da Coppe, que incorporou uma grande equipe de colaboradores. Foi concebido para atender, excepcionalmente, a necessidade de ventilação de pacientes em locais e situações em que não se disponha de um ventilador comercial padrão. O ventilador foi desenhado para ser reproduzido em massa, de forma simples, rápida e barata, e com recursos disponíveis no mercado nacional.


A iniciativa conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), e a colaboração imprescindível da Petrobras e da Whirlpool.


Para viabilizar a empreitada, em tempo recorde, os pesquisadores do laboratório também contam com a colaboração voluntária de pesquisadores de outros programas da Coppe, da UFRJ e de várias outras instituições do país. Várias empresas também têm se prontificado a ajudar no desenvolvimento, na distribuição e no financiamento dessa iniciativa.


“O ventilador de exceção para Covid-19 não pretende ser mais completo e versátil que os ventiladores de última geração disponíveis nas UTIs. Pelo contrário, é um recurso simples e seguro, porém emergencial, que deve ser utilizado somente quando não houver um equipamento padrão disponível, como já vem acontecendo em vários locais durante a pandemia global”, explica o professor Nadal.


Participe da campanha e faça a sua doação:


As doações deverão ser efetuadas, por meio de depósito bancário, em nome da Fundação Coppetec. Os dados para depósito são:

Destinatário Coppetec

Banco do Brasil
Agência: 2234-9
Conta: 55.622-X
CNPJ : 72.060.999/0001-75

Criada pela Coppe/UFRJ, a Fundação Coppetec gerencia projetos e recursos destinados a Ciência, Tecnologia e Inovação. A Fundação publicará em seu site todas as doações recebidas, bem como onde foram aplicadas, do mesmo modo que foi feito na campanha de captação de recursos para os hospitais da UFRJ. Maiores informações no site: http://www.coppetec.coppe.ufrj.br/site/transparencia/hospitais.php

Com informações Aepet


Gostou? Compartilhe!