PAULO GUEDES CONFESSOU SUA INTENÇÃO DE GANHAR DINHEIRO USANDO RECURSOS PÚBLICOS

Gostou? Compartilhe!

 

Pouca gente percebeu ou simplesmente fez ouvido de mercador, mas o que aconteceu naquela reunião foi algo mais sério do que simples palavrões, o ministro da economia Paulo Guedes propôs ainda que indiretamente a criação de um esquema de corrupção.

Durante a reunião ministerial do dia 22 de abril, revelada na sexta feira 22/05 o ministro Paulo Guedes (Economia) defendeu o uso de recursos públicos para salvar grandes companhias e justificou que “vamos ganhar dinheiro” com a decisão.

Ocorre que isso pode sim ser interpretado como uma esquema de corrupção ou de tentativa de vantagens indevidas, vale lembrar que Paulo Guedes é investigado num esquema fraudulento usando fundos de pensão.

“Nós vamos botar dinheiro, e vai dar certo e nós vamos ganhar dinheiro. Nós vamos ganhar dinheiro usando recursos públicos pra salvar grandes companhias”.

Nós quem cara pálida ? “O governo ? Não ele não falava de governos, não é disso que se trata, se assim fosse, ele não diria “Nós vamos” e sim “os cofres públicos ganharão dinheiro” Claramente ele não falava do povo ou do governo.

Em outro trecho ele afirma “Montamos um comitê de bancos, estamos lá com o [Gustavo] Montezano agora fazendo justamente a reestruturação. Não vai ter molezinha pra empresa aérea, pra nada disso. É dinheiro que nós vamos botar usando a melhor tecnologia financeira lá de fora” perceba que a coisa é grande e usará recursos de bancos públicos e para tal serão contratadas consultorias estrangeiras não é de graça que Guedes afirma “É dinheiro que nós vamos botar usando a melhor tecnologia financeira lá de fora” o que é o melhor da tecnologia financeira ? Ora, respondo fundos de pensão americanos.

Quem não sabe que o ministro da economia faz parte da chamada turma dos Chicago Boys?  Um grupo de economistas que enriqueceu ao longo dos anos com ideias mirabolantes que não deu certo onde foi implantado, a verdade é que os Chicago Boys quebraram governos e utilizando informações privilegiadas montaram fundos de pensão depois fraudando seus clientes, foi o caso das aposentadorias chilenas, vários desses fundos foi gerido ou presidido posteriormente pela turma que privatizou a previdência daquele país por meio das chamadas AFPs (administradoras de fundos de pensão).

Note que a coisa fica muito mais séria quando ele enfatiza na sua própria fala “Nós vamos perder dinheiro salvando empresas pequenininhas”. Insisto “Nós” quem? Ele não fala os cofres públicos vão perder dinheiro ou o povo brasileiro e sim “Nós” que pode ser simplesmente um grupo de pessoas, investidores ou empresários, menos o povo brasileiro, mas, quem são essas pessoas que constituem o “Nós” de Paulo Guedes ?

Qualquer acéfalo sabe que pequenas empresas não atuam no mercado de ações, estaria então Paulo Guedes planejando usar informações privilegiadas para que pessoas próximas ao grupo atuassem no mercado de mobiliário, por meio de um novo esquema de fundos de pensão ? É possível que sim.

Então é mais do que necessário que o congresso nacional convoque o ministro da economia a se explicar sobre sua fala por dois motivos simples, um porque as pequenas e médias empresas não estão tendo acesso ao programa de socorro as empresas? E segundo o que ele quis dizer com “Nós vamos ganhar dinheiro usando recursos públicos pra salvar grandes companhias” ?


Gostou? Compartilhe!