Por que a crise do covid 19 é um momento crucial para as energias renováveis?

Gostou? Compartilhe!

As indústrias globais de energia e viagens foram algumas das mais atingidas pela crise do coronavírus, com o mercado de energia experimentando seu maior choque após a Segunda Guerra Mundial. Os bloqueios generalizados resultaram em queda na demanda de energia, superando o declínio registrado durante a crise financeira de 2008.

Um novo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), baseado na análise de 100 dias de dados, afirma que a demanda global de energia no ano atual deve cair 6%, o equivalente a perder toda a demanda de energia da Índia .

O lado positivo, porém, é o seguinte: uma economia global em derrapagem está levando à maior queda nas emissões de CO2 já registrada, com as energias renováveis desempenhando um papel ainda mais proeminente no mix de geração de eletricidade.

As más notícias eliminam parte do brilho: a demanda por petróleo deve sofrer a maior contração de todas as principais fontes de energia.

As projeções variam de ruins a terríveis, dependendo da rapidez com que a economia global poderá se recuperar. O remdesivir, medicamento contra a covid 19 da Gilead Sciences (NASDAQ: GILD) recebeu recentemente a luz verde do FDA, e a Sorrento Therapeutics (NASDAQ: SRNE) anunciou na sexta-feira que descobriu um anticorpo que não só pode fornecer 100% de inibição ao Covid-19 mas também expulsar o vírus em apenas quatro dias, o mundo inteiro está esperando com ansiedade.

Aqui estão algumas conclusões importantes desse relatório da AIE.

O monitor de energia modelou três cenários separados para a trajetória global de energia: medidas limitadas de contenção; bloqueio parcial e bloqueio total.

A demanda de energia caiu 3,8% durante o primeiro trimestre; no entanto, é provável que a demanda caia ainda mais durante o trimestre atual, pois a maior parte do mundo continua sob vários graus de bloqueio.

A AIE diz que a demanda anual de energia deve cair 6% em 2020 se a recuperação for lenta na maioria das regiões e os bloqueios durarem muitos meses. À primeira vista, isso pode não parecer muito, mas considere que é a maior contração em 70 anos e aproximadamente 7vezes o encolhimento sofrido durante a última crise financeira.

A AIE, no entanto, diz que a demanda de energia pode cair apenas 4% se os esforços para conter o vírus forem bem-sucedidos e mais economias puderem reiniciar rapidamente.

Queda recorde nas emissões de CO2

A AIE assinala que o declínio maciço da demanda de energia é bom para o meio ambiente no curto prazo, porque as emissões anuais de CO2 devem cair a taxas sem precedentes.

De fato, a organização previu que as emissões de CO2 em 2020 não apenas cairão na maior margem de todos os tempos, mas também serão quase duas vezes maiores do que todas as emissões anteriores combinadas após a Segunda Guerra Mundial.

As emissões globais de CO2 caíram 5% no primeiro trimestre, devido principalmente a um declínio de 8% nas emissões de carvão – 4,5% de petróleo e 2% de gás natural. Durante todo o ano, a AIE espera que as emissões globais de CO2 atinjam 30,6 Gt, quase 8% menor que no ano anterior.

Isso representa um declínio de quase 2,6 Gt. Para perspectiva, considere que é seis vezes maior que o registro anterior de 0,4 Gt de 2009.

Os Estados Unidos contribuirão ao máximo para essa queda com 600 Mt, com a China e a UE seguindo de perto.

Renováveis vencem a tendência

Em um artigo anterior, lamentamos o fato de o governo dos EUA parecer disposto a se esforçar muito mais para salvar a indústria de combustíveis fósseis do que investir em fontes limpas e renováveis. Por exemplo, o governo federal divulgou um esquema de recompra de títulos de US $ 750 bilhões para beneficiar milhares de empresas em dificuldades, incluindo centenas no setor de carvão e combustíveis fósseis.

A boa notícia, no entanto, é que a AIE informou que, até agora, o setor de energias renováveis provou ser o mais resistente durante a crise em andamento.

De fato, o uso global de energia renovável cresceu 1,5% de ano a ano durante o primeiro trimestre, com a geração de eletricidade renovável aumentando quase 3%, principalmente devido aos novos projetos eólicos e solares fotovoltaicos concluídos no ano passado, entrando em operação. As energias renováveis tendem a ser mais resistentes a uma menor demanda de eletricidade do que outras fontes, principalmente porque geralmente são despachadas primeiro devido a uma regulamentação favorável e / ou a seus custos operacionais mais baixos. De fato, o IEQ relata que a participação das energias renováveis no mix global de geração de eletricidade saltou para 28% durante o primeiro trimestre, frente a 26% final de 2019, principalmente às custas de carvão e gás.

Para o ano inteiro, a AIE espera que o uso global de energia renovável aumente em 1%. Enquanto isso, a expansão de energia eólica, solar e hidrelétrica deve ajudar a geração de eletricidade a crescer 5% no ano em curso.

Demanda por petróleo sofre maior queda

De acordo com a AIE, praticamente todos os combustíveis, exceto as renováveis, devem sofrer declínios recordes na demanda. No entanto, o petróleo deve sofrer o maior impacto, com a demanda global sofrendo uma queda de 9%.

A queda na demanda de petróleo é esperada, uma vez que o setor de transportes gera quase 60% da demanda global de petróleo. O transporte rodoviário caiu 50% durante o primeiro trimestre devido a bloqueios generalizados, enquanto as viagens aéreas caíram 90% em alguns países e 60% em todo o mundo.

Espera-se que a demanda por petróleo bruto no ano inteiro caia 9,3 mb / d em comparação com o ano anterior, com medidas de contenção em 187 países, levando a mobilidade global a um impasse. Abril registrou a maior queda de 29 mb / d, com a demanda no segundo trimestre sendo 23,1 mb / d menor em comparação com o período correspondente do ano anterior. Espera-se que a demanda se recupere gradualmente à medida que os meses avançam com um declínio de 2,9 mb / d até o último mês do ano.

Em uma nota mais positiva, a AIE diz que a demanda por petróleo poderá cair apenas 6,5 mb / d, se muitos países saírem rapidamente dos bloqueios e as economias se recuperarem rapidamente.

Colapso da geração de energia a gás natural

O gás natural tornou-se um novo favorito para empresas de serviços públicos e produtores de energia, porque é visto como uma ponte entre carvão mais sujo e fontes de energia renováveis. Além disso, o gás natural é menos exposto a choques de demanda experimentados por combustíveis de transporte como gasolina e combustível de aviação.

No entanto, o mercado de gás natural ainda deve permanecer em apuros devido a um colapso na demanda de eletricidade e ao fato de que o mercado já estava sofrendo com excesso de oferta muito antes do Covid-19 ocorrer devido ao boom do shale e às temperaturas historicamente amenas no hemisfério norte.

A demanda por gás caiu 3% no primeiro trimestre, mas espera-se uma queda de até 5% durante o ano inteiro, marcando o maior declínio registrado no consumo ano a ano desde que o mundo começou a usar o combustível em escala durante a segunda metade do último século. Isso será causado principalmente por uma queda de 7% no consumo de gás na geração de energia, responsável por 60% da queda na demanda global. Espera-se que o declínio esteja alinhado com uma queda de 5% na demanda de eletricidade para 2020, o que significa que pode não ser tão ruim se a economia global conseguir recuperar rapidamente.

Renováveis permanecem vulneráveis

Embora as energias renováveis tenham surgido como o maior vencedor neste relatório, é importante observar que as perspectivas de médio prazo permanecem bastante instáveis.

Isso ocorre porque os mais recentes ganhos do setor vêm de projetos concluídos no passado recente, com a AIE alertando anteriormente que a crise poderia acabar com bilhões de dólares em investimentos em energia limpa. Embora ainda impressionantes, dado o cenário, as taxas de crescimento registradas para a indústria estão bem abaixo das projeções anteriores. Por exemplo, espera-se que as vendas de veículos elétricos caiam 43% no ano atual, enquanto Wall Street prevê fortes cortes no crescimento de energia eólica, solar e de baterias nos EUA este ano.

No entanto, é provável que o setor de energia limpa ainda saia da crise financeira e de saúde global em uma forma muito melhor do que a indústria de combustíveis fósseis.

Original: https://oilprice.com/Alternative-Energy/Renewable-Energy/Why-The-Covid-Crisis-Is-A-Pivotal-Moment-For-Renewables.html

Com informações AEPET


Gostou? Compartilhe!