Confederação Nacional de Municípios descarta eleições em 2020

Gostou? Compartilhe!

Presidente da entidade alega que casos de coronavírus continuam crescendo de forma acelerada.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, afirmou nesta segunda-feira (22) que não há como realizar as eleições municipais neste ano. O dirigente mencionou a preocupação dos prefeitos que enfrentam as consequências da Covid-19 e a dificuldade de se prever o ritmo de expansão da pandemia.

“Ninguém sabe o que vai acontecer. Se ninguém sabe, não temos garantia sanitária nenhuma”, declarou durante sessão remota promovida pelo Senado.

Segundo a Agência Senado, Glademir Aroldi afirmou que as estatísticas seguem indicando o crescimento acelerado de casos do coronavírus, mas, por suas grandes dimensões e diferenças regionais, o Brasil apresenta um cenário de contaminação que torna “fadada ao fracasso” qualquer previsão para um prazo com mais de 14 dias.

O presidente da CNM também apontou a realização de eleições em 2020 como um risco à recuperação da atividade econômica e à saúde pública. Ele calcula que a eleição mobilizará 5 milhões de pessoas, trabalhando nas campanhas e nas seções eleitorais, e o próprio processo de votação provocará o deslocamento de milhões de eleitores.

Segundo Aroldi, o risco de contaminação aumentará se for aprovada a votação em mais de um dia. Ele também disse ter dúvidas sobre a viabilidade do fornecimento de equipamentos de proteção individual para todos os envolvidos no pleito.

Para o adiamento das eleições, teria que ser aprovada uma emenda à Constituição. Se a votação for transferida para 2021, os mandatos dos prefeitos e vereadores teriam que ser prorrogados, o que desagrada o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que defende o adiamento, mas com eleições ainda em 2020.

Com informações Monitor Digital


Gostou? Compartilhe!