CPMI MOSTRA QUE GOVERNO FEDERAL USA DINHEIRO PÚBLICO PARA FINANCIAR SITES DE FAKE NEWS!

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Um levantamento feito pela CPMI das Fake News no Congresso concluiu que o Governo Federal usou dinheiro público para financiar sites, blogs e canais do youtube para financiar a propagação de notícias falsas ou defesas de Jair Bolsonaro.

Como funciona o esquema.

O governo usa estatais para repasse de verba para sites que favoreçam o presidente e seus aliados, em forma de propaganda e publicidade em canais diretos de apoio ao presidente ou sites propagadores de fake News em troca de anúncios esses sites passam a propagar campanhas difamatórias de adversários políticos do presidente e a promover a imagem de Bolsonaro e seus aliados, segundo o que foi levantado até o momento pela CPMI das fake News.

De acordo com o levantamento da CPMI foram 653.378 anúncios em 47 canais de notícias falsas. A análise abrange canais que mais veicularam inserções da campanha “Nova Previdência” do governo, entre 6 de junho e 13 de julho de 2019.

Segundo os consultores, foi possível comprovar a existência de inserção de publicidade em sites de notícias falsas, incluindo diversos que já vêm sendo monitorados pela CPMI.


“Destaquem-se, por exemplo, os sites Jornal 21 Brasil (84.248 impressões), Imprensa Viva (65.661 impressões), Gospel Prime (44.750), Diário do Brasil (36.551 impressões) e Jornal da Cidade Online (30.508 impressões)”, diz o documento.

Os consultores do congresso nacional conseguiram ainda constatar em seus relatórios entregues a comissão os sites que mais receberam recursos públicos por meio da manobra usada pelo palácio do planalto.

Foram identificados anúncios em canais dedicados a promover a imagem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “Nesta categoria, podemos citar o canal de youtube Bolsonaro TV e os aplicativos para celular “Brazilian Trump”, “Top Bolsonaro Wallpapers” e “Presidente Jair Bolsonaro”, diz o documento.

Canal de youtuber recebeu dinheiro da Secom, embora o dono do site, Alan do Santos, tenha informado a CPMI que jamais recebeu dinheiro público ou verbas oriundas da Secom, de acordo com o relatório dos técnicos do congresso, o site Terça Livre recebeu publicidade oficial, com 1.447 anúncios, isso não é o mais grave.

O relatório identificou 2.065.479 impressões em sites pornográficos, sites de golpes a consumidores, investimentos ilegais e de jogos de azar ou ainda de aliados do governo que possui cargos eletivos, o que contraria § 1º do art. 37 da Constituição, “pois abre a possibilidade de se interpretar tal fato como utilização da publicidade oficial para promoção pessoal, conduta vedada pela Carta magna” para se ter uma ideia da quantidade de anúncios nesse tipo de site estamos falando de 4,37% das 47.188.047 impressões avaliadas pela comissão.

É mais uma prova do porque Bolsonaro e sua base tentam a todo custo barrar as investigações da CPMI e do inquérito aberto no STF, ambos para investigar a prática de disseminação e propagação de fake News, existe uma verdadeira rede de beneficiários do mercado da desinformação, o pior disso tudo bancado com dinheiro público conforme aponta o relatório da própria comissão.


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