Destruição de empregos na indústria é 3 vezes maior no Brasil

Gostou? Compartilhe!

Nos EUA, mais de 80% das demissões ocorreram no setor de serviços.

O Brasil ingressou na pandemia do coronavírus com o mundo do trabalho profundamente debilitado, diferentemente de outras nações. Nos EUA, por exemplo, quase 84% dos empregos destruídos ocorreram no setor de serviços. No Brasil, esse mesmo setor econômico respondeu por menos de 67%.

“A diferença encontra-se no fato de que a destruição dos empregos dos brasileiros ter sido quase três vezes mais elevada no setor produtivo, sobretudo na indústria”, destaca o economista Marcio Pochmann, em artigo publicado na RBA.

Em abril, a destruição de empregos na indústria dos EUA correspondeu a menos de 7% do total de demissões. Ao passo que o Brasil representou quase 23%, ou seja, 3,4 vezes maior no Brasil que nos EUA.

O professor da Unicamp mostra que entre o último trimestre de 2014 e o trimestre móvel de novembro de 2019 a janeiro de 2020, que antecedeu a chegada da Covid-19 no país, o total da ocupação aumentou em 1,2 milhão de pessoas, de 92,9 milhões para 94,1 milhões de trabalhadores. Por outro lado, o desemprego, que era de 6,4 milhões de pessoas, aumentou para 11,9 milhões no mesmo período.

Com informações Monitor Digital


Gostou? Compartilhe!