Etiquetadora

Gostou? Compartilhe!

Alguém se recorda dessa máquina, ela trabalhava bastante nos anos 70, 80, 90 e foi extinta depois que surgiram os códigos de barras mais modernos e tal, ela servia para rotular e precificar as mercadorias de um estabelecimento comercial, nas décadas em que mais se via essa máquina trabalhando, encontrávamos os repositores a todo vapor, uma duas e até 3 vezes por dia com seu “tec tec” aterrorizante remarcando os preços por conta da alta inflação que havia no país. Pois bem, o assunto não é esse mas serve para ilustrar o que vou comentar com vocês aqui nesse exercício de reflexão.

Sempre fomos um país sugestionável sob o ponto de vista de costumes importados, é comum ver pessoas idolatrando esse ou aquele país em detrimento do nosso. Os “enlatados sociais” chegavam e ainda parecem chegar aos montes para os consumidores vorazes da nossa terra. Consumimos desde gosto musical, cinema, produtos a pensamentos ideológicos, desde que sejam importados, rejeitamos tudo que é nacional pelo puro e simples miserável complexo de vira-latas que está entranhado em nossa alma.

Pois bem, absorvemos as pautas identitárias e expurgamos a luta do trabalhador. Dividimos todo mundo em caixinhas… “esse merece ser defendido” e “esse não merece ser defendido”.

A onda do momento, a nova modinha da New Left mais right que nunca parece ser uma luta contra um inimigo tão inexistente no país quanto a ameaça comunista de 1964, o tal Fascismo. Alguns colocam a alcunha ao sr. presidente JB de Fascista, quando na verdade esse senhor não passa de um atrapalhado ladrão de galinhas com pitadas de esquizofrenia e complexo de reizinho do jardim de infância.

Acabaram criando um movimento, que já virou piada diga se de passagem, muito por conta do ocorrido nos EUA com o policial que matou asfixiado um cidadão negro, nesse meio tempo, quantas mortes nós tivemos no país pela violência e pela covid-19 ? Quantos movimentos e adesões de artistas você, nobre colega, presenciou até antes da semana passada ? Sabe quantas Brumadinhos cabem na tragédia anunciada da covid-19 até agora ? mais de 210. Cadê a indignação do nosso povo, pelas vidas de tantas pessoas que se foram nessa crise sem precedentes enfrentada até agora? A Hérika, mas fulano fez nota de repúdio, pintou as unhas de preto, mudou a foto de perfil no Instagram, Facebook no zap…… tah.

Precisou um movimento vir enlatado e devidamente mastigado, para que se insurgissem a brava gente brasileira contra 30 patetas que ficam igual pincher rosnando na frente do STF, ou meia dúzia de panacas que vão pra rua pedir AI-5, como se nosso governo tivesse culhões de aguentar sanções internacionais caso rompa com a Democracia. Aí Herika, mas a Coreia do Norte, a Venezuela, o planeta Cripton é uma ditadura……. Sim caro Padawan, porém essas “ditaduras” tem economias fortes internacionais que as sustentam por estarem alinhadas ideologicamente, Brasil tá alinhado com quem? EUA, que já deu uma banana pros brazucas ? Israel que nem dá conta dos seus B.O’s internos? Use essa máquina fantástica que a evolução te deu e reflita um pouco. O Bolsonaro pode até tentar, porém o Brasil não aguenta 6 meses de embargo, Brasil não é a Cuba de hoje, que sofreu no passado isso, Não temos estrutura pra enfrentar um embargo econômico que com certeza acontecerá, caso o Boçal tentar ir por este caminho.

Voltando à vaca fria, estamos testemunhando em plena pandemia, onde muitos Governadores e Prefeitos, não todos que fique claro, pedem, baixam decretos, orientam a população com um bombardeio de informação para que fiquem em casa, e o povo decide agora fazer o quê? fazer exatamente oque antes recriminam nos Bolsoniniuns. E o mais intrigante disso tudo é que quando você questiona: “Beleza, vamos tirar o Bolsonaro, mas isso muda o quê na prática? O que vem depois ? Ninguém sabe nobre colega, o movimento é apenas para tirar o cara, e talvez deixar o Mourão, olha que maravilha ?

Ou seja, estamos a beira de um “Pelo menos a gente tirou o PT” só que agora com o Bolsonaro. O “Fora Collor” foi assim, o “Fora Dilma” foi assim e a gora caminhamos pro “Fora Bolsonaro” com as mesmas falhas, com a mesma falta de projeto do que vai ser feito do país depois, acho que já podemos pedir música no fantástico depois dessa. E ainda o mais alarmante é que quando você questiona isso, lá vem o militante de sofá com a maquininha, aquela que mencionei no início desse texto, te etiquetar como: “seu FASCISTA”(Tá na moda agora) “Seu Bolsonarista” seu “ista” isso, “ista” aquilo outro.

De tanto consumir enlatados sociais o nosso povo já não consegue mais identificar o que realmente importa, os mais acadêmicos menos ainda, pois vão estudar fora e absorvem feito esponjas tudo de ruim que esses modelos causam, ou seja a cada geração desse país que vai estudar fora, quando volta traz consigo mirabolantes teorias ineficientes de como viver certo, que não obtiveram êxito em lugar nenhum da face da terra, mas aqui vai dar certo, se Deus quiser, mas sem ter um olhar para nossas particularidades como sociedade… o Neo-liberalismo (Não o Liberalismo) é uma delas, conseguiram ate criar a Esquerda Neo-Liberal que adora banqueiros, e se contentam com políticas Sociais Compensatórias… oras bolas.

Tudo que é pauta que você for analisar a fundo do porquê foi criada, creio que desse bolo todo aqui só excetuamos o movimento antirracista, tem um fundo mercadológico por trás, ou seja o mercado expandindo seu leque de clientes, criando seguimentos para as classes B,C,D,E, ou seja enlatados.

Esquecemos do trabalhador, apontamos o dedo na cara de PM e chamamos de Fascistas, condenamos todo uma instituição como se cada homem e mulher que trabalha ali não tivesse vendendo sua força de trabalho a troco de um salário, como se não fossem trabalhadores como qualquer outro, julgamos ser um privilegio trabalhar na polícia militar e arriscar morrer de maneira estúpida em qualquer Operação. Você que leu até aqui, pode até discordar, mas eu sei oque é viver sob pressão de uma função que pra muitos é vista como benção mas num piscar de olhos pode se tornar uma maldição, tenho familiares muito próximos na PM, Militares do exército e na PF, então da mesma forma que não posso julgar toda pessoa que mora na favela sendo bandido, você que critica mas não convive com a realidade da Segurança Pública, também não tem o direito de colocar todos os servidores das Policias no seu saquinho do fascismo dar um nó e jogar na cabeça dos outros como única verdade.

Largue a etiquetadora por um instante e olhe ao redor, estamos todos sofrendo pela falta da consciência de classes que a nossa esquerda deixou morrer.

Saia do conforto da sua bolha social e ouça o contraditório, ouça oque o povo tem a dizer, e quando eu digo povo, não estou dizendo pra você ir no seu clubinho, hoje em dia interagimos muito em grupos de whats, telegran, facebook, twitter, dá uma pesquisada no que o seu colega de grupo pensa e no porque ele pensa dessa forma, aprenda a separar o joio do trigo, pois essa generalização preguiçosa e presunçosa que se faz pra não ter que raciocinar, vai nos afundar cada vez mais no buraco, não temos governo, não temos um Projeto Nacional de Diretrizes de enfrentamento da pandemia, não temos socorro econômico, enfim só temos a cultura do ódio ao pensamento discordante e o fantasma do fascismo, que nos permite imaginar que estamos lutando por algo importante, quando o que realmente importa é procrastinado.

Abandone a máquina etiquetadora e vá refletir, pelo menos um pouco que seja.

Autora do texto – Herika Amante


Gostou? Compartilhe!