NACIONAL ENTREGUISMOPETROBRAS INICIA VENDA DE TERRENOS NO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

Unidade de hidrotratamento de diesel da Refinaria Landulpho Alves - RLAM
Gostou? Compartilhe!

Petrobras inicia venda de terrenos no norte do Espírito Santo

A Petrobras anunciou que pretende vender a totalidade de sua participação em um conjunto de cinco concessões de campos terrestres, com instalações integradas, localizadas no norte do Espírito Santo. A estatal divulgou nesta sexta-feira (21), teaser detalhando o possível processo de oferta desses ativos aos interessados.

O chamado Pólo Norte Capixaba, que compreende os campos de Cancã, Cancã Leste, Fazenda Alegre, Fazenda São Rafael e Fazenda Santa Luzia, está localizado nos municípios de Linhares, Jaguaré e São Mateus. O pólo possui 269 poços em operação, três estações de tratamento de óleo, quatro estações satélite no campo Fazenda Alegre e 73,81 km de gasodutos e oleodutos.

O Terminal Norte Capixaba e todas as unidades produtivas contidas no cerca de anel das cinco concessões também fazem parte do eixo, além da posse de algumas terras.

Segundo a Petrobras, no primeiro semestre deste ano, a produção média desses campos terrestres foi de 7 mil barris de petróleo por dia e 66 mil metros cúbicos de gás por dia. A estatal é a operadora nesses campos, com 100% de participação.

A Petrobras afirma que a operação está em linha com sua estratégia de otimizar o portfólio e melhorar a alocação de capital da empresa, passando a concentrar cada vez mais seus recursos em águas profundas e ultraprofundas.

O teaser, que contém informações importantes sobre a oportunidade, bem como os critérios de elegibilidade para selecionar participantes em potencial, está disponível no site da Petrobras. Segundo a estatal, as principais etapas subsequentes do projeto serão informadas ao mercado oportunamente.

A empresa também destacou que a divulgação está de acordo com o regimento interno da Petrobras e com o disposto no procedimento especial de transferência de direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos, previsto no Decreto 9.355 / 2018.

União é contra a medida

O coordenador geral do Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES), Valnisio Hoffmann, disse que a medida anunciada pela Petrobras vai prejudicar os trabalhadores que trabalham no norte do Espírito Santo, especialmente nos municípios de Linhares, Jaguaré e São Mateus.

“Recebemos com grande preocupação e revolta este relatório de venda de ativos no norte do Espírito Santo. São mais de 150 trabalhadores próprios e mais de 400 terceirizados – isso diretamente. A rede envolve mais de 1.500 trabalhadores, que diretamente ou indiretamente fornecer serviços “. para a Petrobras ou para empresas terceirizadas ”, enfatizou.

Segundo Hoffmann, o sindicato atuará, conforme o caso, para tentar evitar essa ação, seja no âmbito jurídico, político, administrativo ou com mobilizações. “Entendemos que o lucro do norte do Espírito Santo é muito pequeno para a empresa, mas a função social desse lucro e dessa geração de empregos é incalculável. A Petrobras, infelizmente, vem com uma política de direcionamento ao pré-sal, cada vez mais focada no Rio de Janeiro e em São Paulo, e vai acabar sendo refém do mercado, pois só produzindo e não tendo rede, na primeira crise petrolífera a empresa irá à falência “, disse

O coordenador do Sindipetro ressaltou ainda que a venda de terrenos pode prejudicar as empresas que vierem a adquirir esses ativos. “As empresas que vierem a comprar os ativos do norte do Espírito Santo não terão muito espaço de negociação e lucro, porque, na primeira queda considerável do petróleo, essas empresas não podem ficar. Só uma empresa do porte da Petrobras pode manter um número de empregos em meio à crise, como estava agora no início do ano, com a guerra entre a Rússia e os Emirados Árabes Unidos. A Petrobras conseguiu se manter sólida ”, enfatizou.

Com informações Zedd Brasil


Gostou? Compartilhe!