Vão-se os Gabinetes do Ódios, fica a Militância criada a Mamadeira de Piroca

Gostou? Compartilhe!

Contribuição do Jornal Puro Sangue

Por Rafael Cândido

A ideia inicial do texto seria apontar a terra arrasada que a gente se encontra, sem ter que ficar preso aos partidos e as militâncias que estão em toda a parte, atuando de forma exótica nesse período que designado como novo normal.

Pouco se deram conta da mudança drástica ocorrida no Brasil em 6 anos, como regredimos 70 anos em 6. Nossa nível industrial pode ser equiparado a década de 40, para que fiquem cientes com a real situação que o Brasil se encontra.

E isso a Globo, o PT, PSL, o Bolsonaro, o PDT, o Novo, o PSDB, o PSB, o SBT não mostram. Por que não é de interesse de ninguém. Esse exemplos estão preocupados com soldo que vai cair na conta no final de mês, as verbas de gabinetes para bancar seus apaniguados.

Um dos casos reconhecidos é do partido que perdeu as eleições presidenciais, parte dos seus quadros não tiveram a sorte de se eleitos em 2018, acabaram sendo realocados para instituições que fazem parte da estrutura do partido e ninguém sabe o que eles fazem de fato, tirando os militantes que ficam disparando os vídeos em grupos que só atingem convertidos. Eles vivem no universo só deles e são um exemplo de um grupo que vive isolado, dentro da sua bolha se agarrando a dogmas e narrativas que lhe interessam.

O que não é muito diferente da nova militância que acabou de surgir em volta do candidato que defende um projeto nacional de desenvolvimento. Não se sabe se é amadorismo ou dissonância cognitiva. Essa militância aguerrida não consegue atrair atenção de pessoas que não ligam para política, o interessante é que falam de ideias de um Brasil que fica apenas no plano abstrato e não conseguem traduzir tal projeto para que seja compreendido para qualquer um. Cada um carrega sua cruz, e a grama do vizinho não é mais verde. Você apenas tá se iludindo e colocou na sua cabeça que aquilo que é de fora é lindo, melhor e traz mais resultado. Temos agora a ala daqueles que acreditam que estão por cima da carne seca, mas se esquecem que a carne seca está ficando mais cara.

Até a carne seca ta sendo afetada pela ingerência do governo Bolsonaro. Agora o pobre vai conhecer de fato o Custo Brasil, e a graça é que durante anos vimos milhares reclamando dos preços dos produtos e serviços no Brasil, escolheram o candidato que abraçou o ideário Neoliberal como se fosse solução de todos os problemas do País e agora os problemas triplicaram. Só nos resta dizer aceita que dói menos.

Colocamos as militâncias na frente dos gabinetes de propósito, mas chega ser cômico se não fosse trágico. Houve a CPI das Fake News, reconheceram quem financiou e quais são as empresas de robôs e os sites que divulgam boatos. Tudo parecia ter sido resolvido, ledo engano, a militância do Bolsonaro continua firme e forte divulgando matéria de conteúdo contestável. Em outras palavras, o estrago foi feito. Esqueceram de considerar que essas pessoas foram expostas por anos a matérias repulsivas divulgadas pelo Spotniks e sites do grupo MBL. E a graça é que o Bolsonaro deitou na cama quente feita por esse dois grupos e criou sua estrutura de comunicação própria e subterrânea que atinge maior número de pessoas possíveis.

Criaram um Monstro ou um Mito

Essa situação se encontra inalterada, Bolsonaro tomou conta da Narrativa. Talvez a Globo pela primeira vez esteja lidando com a seguinte situação: o Bolsonaro solta sua versão dos fatos horas antes da Vênus platinada. E não adianta dizer que o Bolsonaro é genocida, mau e tá destruindo o Brasil.

A televisão não tem mais a força que detinha 10 anos atrás, o que não podemos dizer a respeito do Rádio. Esse veículo de comunicação tem forte influência na vida de todos em brasileiros, não há uma repartição ou copa de cozinha que não tenha um radinho ligado. E aí que tem o pulo do gato — temos inúmeras rádios gospel que divulgam mensagens no meio da programação que acabam moldando a opinião dos ouvintes. Essas estações acabam difundindo valores conservadores para seus ouvintes, não necessariamente fazem campanha para o Jair Messias Bolsonaro. Por outro lado temos a rádio Jovem Pan e rádio Itatiaia que difundem a pauta neoliberal de 2018 pra cá. Ambas servem como canais de propaganda da agenda neoliberal do Paulo Guedes, âncoras dos programas defendendo Paulo Guedes na terra e Deus no céu. Além de levantar pautas que só serviram para aterrorizar a população agora na pandemia como o vírus chinês, cemitérios enterrando caixões vazios, desabastecimento … Os programas apresentam os temas na sua programação diária se isentando das opiniões dos convidados só que eles geralmente trazem o Rodrigo Constantino que é um neoliberal histriônico ou o Caio Copola que é desonesto até dizer chega.

Temos aí o cenário de terra arrasada e que ninguém sabe como reverter por que eles tem o controle dos meios, controle dos meios de produção cultural. Por que esse espectro resolver se organizar e buscou patrocinadores para mudar de fato o País e estão conseguindo. Sem contar que a terra arrasada no Brasil é um lugar fértil onde tem grupelhos que acreditam em agentes a serviço dos EUA como se fosse vilões de franquia de super-espião hollywoodiana. Não entraremos na questão do Brasil Paralelo por que esse assunto requer maior análise.

O Gabinete de Ódio Petista no governo de Jair Messias Bolsonaro

Não vamos nos alongar nessa questão — temos aqui dois registros de áudios que circulam nas redes dos petistas. No primeiro, um militante provavelmente de Pernambuco chamando Caminhoneiros e Carteiros de Fascistas e Ingratos por terem feito campanha para Jair Messias Bolsonaro em 2018 e ainda colocaram Ciro no meio por que este virou ameaça ao projeto de poder petista. Ao escutar esses áudios você compreende que existe sim um gabinete de ódio dos Petistas atuando nas redes sociais há vários anos.

O segundo áudio abaixo é do mesmo chamando todo o Centrão do Fascista em meados de Novembro do ano passado, quando Rodrigo Maia e o Centrão que restou resolveram ser organizar para tomar as rédeas da situação. Como sempre, colocaram o Ciro no meio desse quiproquó, apesar que o Velho Professor de Direito acenou para Direita nessa ocasião, por que ambos sabem que o Brasil iria entrar numa turbulência no ano seguinte. Bem ou Mal, Ciro, Centrão e Rodrigo Maia tem ciência que esse governo precisa de freios, tem que trazer o Bolsonaro para o jogo democrático naquele momento e um ano depois vemos o Bolsonaro articulando com o mesmo centrão que estava focado em cortar o barato a respeito das suas medidas que se voltam contra o País.

A respeito do atual cenário político apresentamos aqui no jornal breves análises diárias sobre o que ocorre. Este artigo não tem o foco de tratar o que tá acontecendo em Brasília no presente momento.

Se continuar desse jeito seremos um Ancapistão chamado Brasil

Esse foi um breve retrospecto de como grupos políticos estão puxando as cordinhas dos seus respectivos militantes, seja partido ou político no cenário nacional. Cada um tem suas marionetes para usar ao seu bel-prazer.

Sendo Honesto, Jair Messias Bolsonaro tem maior número de bonecos com os quais podem contar com força para ter aprovação popular de suas medidas anti-nacionais, uma pena que ele não é um Nacionalista de fato. Bolsonaro poderia fazer de fato a Revolução no Brasil, seria a Revolução Bozzoleira pelo simples fato de usar a linguagem do povo e de se apropria de símbolos nacionais e regionais quando viaja para alguma região específica.

Lula ta apostando as fichas nas receitinhas de bolo que já foram aplicadas pelo PT e deram certo na época mas não vão dar certo agora. Este chegou a dizer na Europa em uma de suas palestra após sair de prisão em Curitiba que o Pobre se contenta com pouco, e só fazer uma politica assistencialista que você consegue um voto de confiança dele. Assim fosse o tempo que o Lula era o gênio da política por ficar divulgar isso aos setes ventos. Bolsonaro agora na pandemia acabou descobrindo a Mina de Ouro Petista ao distribuir o auxílio emergencial para população carente, sua aprovação que tava baixa subiu em poucos meses graças a esse auxílio. Agora vamos ver se o PT vai bater no peito que o forte dos seus governos é a política assistencialista por que o Bolsonaro mostrou para todo o Brasil – Dois podem jogar esse Jogo.

Já no caso do Ciro, temos o acordo PDT/PSB para essas eleições que pode até ser considerado uma boa coisa mas estão apostando todas as fichas nisso, dá para perceber. E seus adversários diretos já partiram para o ataque e de certa forma tão mostrando que as a jornada vai ser dificil mesmo. Não adianta firmar uma união entre dois partidos se não houver um coesão a respeito de como irão se portar nas eleições, precisam mostrar como opção é para isso é necessário uma militância organizada e disciplinada que vistam a camisa de tal aliança, uma estrutura de comunicação, um grupo para para analisar cenários e o público que vão atingir e ter ousadia de conquistar aqueles que não fazem parte do seu espectro político. Dos atores descritos é o que tem a maior margem para manobrar, para se reinventar nesse cenário onde impera as duas torcidas que só almeja manter seus projetos de poder. Só que pelos sinais enviados nas diversas mídias esse potencial não está sendo muito bem aproveitado.

No final de contas vemos que cada lado ta indo para uma direção que não vai resultar em boa coisa. Estranho dizer, é que quem percebe primeiro a merda que tá fazendo e resolver ajustar as velas quanto antes pode se sobressair nesse cenário apocalíptico. Se isso acontecer teremos de fato um líder apontando uma direção não só para seu grupo e sim para toda a Nação.

Autor do Artigo: Rafael Cândido – Mestre em Ciência Contábeis

Editor do Artigo – Marcos Mascarenhas – Desenvolvedor de Software


Gostou? Compartilhe!