Ciro Gomes é vítima de mais uma fake news

BRASILIA, DF, BRASIL, 06-06-2018, 12h00: O jornal Correio Braziliense promove sabatina com os pré candidatos à presidência da república. Na foto o ex ministro Ciro Gomes (PDT) responde às perguntas. No auditório da sede do Jornal. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
Gostou? Compartilhe!

Está circulando nova “fake news” na rede, particularmente nas redes bolsonaristas do Ceará. Nesta montagem, o ex-governador Ciro Gomes seria ouvido numa conversa telefônica com um suposto membro do PCC.

A peça, no entanto, tem várias inconsistências. Há muitas diferenças de som e altura entre as falas do governador, e a suposta conversa é vazia de sentido.

A maioria dos trechos foi extraída de uma entrevista que Ciro Gomes concedeu em 16 de setembro de 2019 ao youtuber Maurício Meirelles, no programa Desencontros, disponível online e no link abaixo.

Esta campanha eleitoral já está marcada pela disseminação de notícias falsas como a que agora atinge Ciro Gomes. Difícil não imaginar como será com as chamadas “deep fakes” no Brasil, quando imagens de pessoas podem ser manipuladas para simular movimentos faciais e falas.

O Poder Judiciário e o próprio Legislativo continuam sem iniciativas eficazes para controlar rapidamente essa ameaça ao jornalismo e ao Estado de Direito.

Seguindo o princípio editorial de não ajudar a divulgar peças de “fake News”, só disponibilizamos abaixo link do programa original de onde a maioria dos trechos foi extraído.

Com informações Monitor Nacional


Gostou? Compartilhe!