MP do TCU pede suspenção da liquidação da CEITEC. Entrevista em canal do Youtube ajudou a motivar o pedido

Julio Leão dá entrevista a Fausto Oliveira, do canal Revolução Industrial Brasileira, acerca da CEITEC
Gostou? Compartilhe!

O Ministério Público do Tribunal de Contas da União (MPTCU) finalmente deu ouvidos aos muitos reclamações da sociedade e solicitou a suspensão do processo de liquidação da CEITEC, empresa pública brasileira de microeletrônica.

A CEITEC (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada) é a fabricante nacional de chips para diversas aplicações, como por exemplo, identificação de automóveis em pedágios, etiquetas eletrônicas, rastreamento de animais e encomendas, logística e outras necessidades.

O governo federal, em especial o Ministério da Economia, vem tentando extinguir a empresa, desperdiçando com isso todo o investimento público feito nela ao longo de seus quase 15 anos de funcionamento. O Ministério alega que a CEITEC não dá lucro, mas ignora todo o aprendizado de tecnologia de ponta que pode vir a dar lucros muito maiores ao Brasil ao nos aproximar da economia digital e das inovações em sistemas eletrônicos.

Desde o início do ano passado, a Associação dos Colaboradores da CEITEC (Acceitec) vem fazendo uma intensa campanha pela internet para denunciar graves irregularidades no processo de extinção da empresa, que além disso conta com mais de 100 profissionais altamente qualificados em seu corpo de desenvolvimento de tecnologia.

Apenas agora, no entanto, o Tribunal de Contas da União deu ouvidos aos argumentos em favor da permanência da CEITEC. De acordo com o Sub-procurador Geral do MPTCU, Lucas Rocha Furtado, o Tribunal deve avaliar as denúncias de irregularidades e suspender imediatamente o processo de extinção. A solicitação oficial de suspensão ainda precisa ser avaliada pela presidência do órgão, que deverá decidir em breve se suspende ou não.

Na representação ao TCU, Furtado mencionou informações relatadas pelo engenheiro Julio Leão, da CEITEC, ao canal Revolução Industrial Brasileira. A Agência MBrasil ouviu o editor do canal, Fausto Oliveira.

“A entrevista com Julio Leão foi ao ar no sábado dia 17 de abril, e na segunda-feira seguinte apareceu este pedido de suspensão. Extinguir a CEITEC é um erro estratégico terrível para o Brasil. O mundo está cada vez mais dependente de alta tecnologia microeletrônica, e o Brasil é um dos poucos países que saiu do zero nesse campo. Apesar de a nossa empresa não ter ainda a capacidade de produzir um chip de celular, já pode fazer coisas como fornecer chips para clientes como HP, Epson, Pirelli e outros mais. Já é uma empresa relevante. A extinção dela não faz nenhum sentido e precisa ser evitada”, diz o jornalista Fausto Oliveira.

Segundo o editor da Revolução Industrial Brasileira, “o argumento de que a empresa dá prejuízo é péssimo, pois em todos os processos de desenvolvimento o surgimento de empresas da fronteira tecnológica implica assumir um tempo de maturação até gerar lucro. É para criar mais conhecimento sobre estes processos na sociedade que eu criei a Revolução Industrial Brasileira e seu clube de membros, o Clube da RIB”, conclui ele.

Neste vídeo, Fausto Oliveira fala melhor acerca da suspensão do processo de liquidação da CEITEC:


Gostou? Compartilhe!