Pemex faz caminho inverso

Gostou? Compartilhe!

Por Marcos de Oliveira

Estatal do petróleo do México compra refinaria nos EUA e investe em reformas nas do país.

Estatal compra refinaria no Texas, como parte de seus planos de independência energética e expansão no mercado norte-americano. Não, não se trata de notícia antiga, a estatal não é a Petrobras, nem a instalação fica em Pasadena.

A Pemex concluiu a compra da refinaria Deer Park em Houston, no Texas (EUA). A estatal mexicana tinha 49,995% das ações e adquiriu os restantes 50,005%, em poder da Shell. O valor atinge US$ 596 milhões.

A aquisição faz parte da política energética do Governo López Obrador, que busca alcançar no curto prazo “produzir todos os combustíveis de que o país necessita”. Além da compra, estão sendo reabilitadas as seis refinarias do país, e uma está sendo construída. O contrário do que faz o Governo Bolsonaro.

A Pemex alcançará uma produção de 1.362.000 barris por dia para atender a demanda mexicana total por gasolina, diesel, querosene de aviação e outros derivados de petróleo. “Seremos autossuficientes até 2023. Vamos parar de comprar combustível e gasolina no exterior”, disse López Obrador, de acordo com matéria da RT.

A Pemex foi parcialmente desmontada nos governos neoliberais. O novo governo tenta agora reerguer a companhia das cinzas. Não que isso se dê sem críticas: muitos questionam o investimento em uma nova refinaria no Estado de Tabasco, onde nasceu AMLO – como o presidente é conhecido.

Com Informações Monitor Mercantil


Gostou? Compartilhe!