União perde bilhões de dólares no petróleo

Gostou? Compartilhe!

 

Lei isentou campo mais produtivo de pagamento de participações especiais.

Uma CPI na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) tenta descobrir o motivo na queda de receita com royalties e participações especiais no setor de petróleo. Alguns fatos levantados pelo economista aposentado da Petrobras Cláudio da Costa Oliveira podem jogar luz sobre o assunto. O montante gerado de participações governamentais em todo país atingiu R$ 46,7 bilhões em 2020, queda de 7,3% em relação ao ano anterior.

Segundo Oliveira, a Lei da Cessão Onerosa (2010) isentou de pagamento de participação especial a exploração de petróleo nesta área, onde encontra-se o campo supergigante de Búzios, o maior em águas profundas do mundo, cuja produtividade é similar ou superior aos campos árabes.

Caro Leitor, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.  Precisamos de sua contribuição para manter nosso jornalismo honesto e independente. Se você puder contribuir com qualquer valor que não te fará falta, nós agradecemos. A Chave PIX Agencia MBrasil é ferpadrao@gmail.com

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) define participação especial como “a compensação financeira extraordinária devida pelas empresas que exploram campos com grandes volumes de produção e/ou grande rentabilidade”. Ou seja, exatamente o caso. As alíquotas são progressivas de acordo com a produção e a rentabilidade dos campos. Na cessão onerosa, deveria incidir a maior alíquota de participação especial. Com isso, a União perde bilhões de dólares em arrecadação todos os anos.

Com informações Monitor Mercantil


Gostou? Compartilhe!