Por que é impossível Hollywood adaptar Animes

Gostou? Compartilhe!

Por Victor Hugo Magno

Por que é impossível hollywood adaptar animes e como a narrativa oriental é filosoficamente incompatível com os valores atuais da mídia.

Narrativa linear

“É isso que a narrativa ocidental sempre foi pra ser”, como um modelo aristotélico, ela tem o fim levar a discussão racional pra fora da ficção (não quer dizer que vai, apenas que tem essa finalidade). Por isso a grande preocupação com a “mensagem da obra” e “a crítica social”.

É um formato narrativo que PRECISA de conflito no formato de 3 e 5 atos.
1° ato – apresentação dos aspectos básicos da história
2° ato – obstáculos impedem a realização de um objetivo relevante pra história
3° ato – resolução: “o que se aprendeu com jornada e como isso nos mudou”

E como vemos, Hollywood só conhece cinco tipos de conflitos: “capitalismo” (corporativismo), chauvinismo, ecoterrismo, machismo e “a sociedade”.
Narrativa Oriental (Kishōtenketsu)

O modelo oriental NÃO PRECISA DE CONFLITOS apesar de possuírem quando convêm, esse modelo carrega em sua filosofia a ideal do auto desenvolvimento e auto realizarão. Como um modelo não linear e sem conflitos é perfeitamente possível criar histórias “infinitas” ou sem nada de errado acontecendo com o mundo. Ex; “Ao chegar em um vilarejo pacifico e conhecer seus moradores e seus estilos de vida, Son Goku aprende uma grande lição sobre dar valor as coisas simples da vida”.

Esse modelo não busca “passar uma mensagem”, mas mostrar o desenvolvimento dos personagens em torno de uma circunstância. Vou exemplifica usando o Mario Bros que bebe desse modelo pra criar seus levels.

Ki (apresentação) – O jogador é apresentado a um novo level com uma dinâmica de obstáculos diferente; plataformas voadoras, inimigos novos, etc.
Sho (desenvolvimento) – Ele precisa aprender a solucionar o obstáculo de diferentes formas.
Ten (twist) – Um desafio final, mas difícil de todos coloca a prova o aprendizado.
Ketsu (conclusão) – Ele é bonificado por sua realização, mesmo que seja a satisfação de ter concluído a fase. No Mario Bros, é 1 vida ganha ao pular no topo da bandeira.

Outra constatação desse modelo é a tendência de RPGs ocidentais de serem em primeira pessoa e orientais de serem em terceira pessoa.
Enfim: Narrativa linear é sobre o que somos
O Kishōtenketsu é sobre o que poderíamos ser em circunstancias diferentes
Por isso é impossível adaptar obras orientais em mídia americanas.

– Victor Hugo Magno

Caro Leitor, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.  Precisamos de sua contribuição para manter nosso jornalismo honesto e independente. Se você puder contribuir com qualquer valor que não te fará falta, nós agradecemos. A Chave PIX Agencia MBrasil é agenciabrasilmaior@gmail.com


Gostou? Compartilhe!