Rogério Skylab – Não adianta fugir pra Portugal não

Gostou? Compartilhe!

As cenas são constrangedoras. E não adianta fugir pra Portugal não. Seu lugar é aqui. Aguenta firme que tem mais. Ou você acha que o Brasil era o seu mundinho burguês, o mundinho do bom gosto, o mundinho de gente fina e elegante ?

Você acha mesmo que o Brasil era a sua bolha esterilizada ? Levou susto ? Mas os sinais vinham aparecendo desde muito tempo – desde a Nova República. Você desviava o olhar. Você achava que depois da ditadura, reencontrávamos a civilização.

E não consegue entender porque a periferia não aderia a causas tão progressistas, que, aparentemente, se dirigiam a ela. Mas, espera. Você é inteligente. No fundo, você sabe a diferença entre o discurso, que fala de inclusão, e o real.

Tá rindo muito daquele caminhoneiro bigodudo, que se dizia emocionado com o fato do presidente ter decretado estado de sítio? Tá rindo daquele outro negro que marcha como um soldado, ao lado de tias e tios, muitos deles aposentados, que resolveram ir às ruas clamar a intervenção militar ?

Você na verdade, se pergunta, meio incrédulo, como isso é possível. E com o discurso do presidente ? Ficou muito chocado ? Na verdade, bateu um medinho, não foi ? Seja sincero.

Você vislumbrou a possibilidade do seu mundinho, que parecia tão imune às políticas de arrocho salarial, ser arrastado pela barbárie. Mas no dia seguinte, a tragédia virou farsa. E você caiu na gargalhada com o intermediário Temer.

Mas não esqueça que a farsa pode voltar a ser tragédia (essa oscilação faz parte da lógica do capital).

Na verdade, a farsa sempre foi tragédia pra periferia, foi sempre política de extermínio, do qual você faz parte, ainda que, aparentemente, você esteja tão envolvido com a política de inclusão social. Mas vamos combinar que hoje você tá menos baixo astral. Dorme em paz.

– Rogério Skylab

Caro Leitor, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.  Precisamos de sua contribuição para manter nosso jornalismo honesto e independente. Se você puder contribuir com qualquer valor que não te fará falta, nós agradecemos. A Chave PIX Agencia MBrasil é agenciabrasilmaior@gmail.com


Gostou? Compartilhe!