O Ilusionismo praticado nas Eleições Brasileiras

Gostou? Compartilhe!


Foi constatado com passar dos anos as diversas maneiras de se vender uma realidade para o eleitor afim de convencer este a votar no candidato X e Y. No evento MST realizado no dia 19 de Março foi ventilado que seria recebido 10 mil pessoas para prestigiar Lula e Requião. A realidade que conseguiram reunir uns 200 Bolsonaristas do lado de fora para ficar xingando o Lula de Ladrão.

Essa é realidade nua e crua do candidato que é o campeão das pesquisas. Aquele que é vendido como adorado em todo o Brasil, sendo execrado nas ruas. O que não pode ser dito do Bolsonaro que tem a sua disposição a máquina pública e tem como sair distribuindo cem reais para inúmeros miseráveis para recepcioná-lo no Aeroporto. Aquele povo balançando o pompom não esta ali por que morre de amores por Bolsonaro, principalmente as pessoas que moram no Norte e Nordeste e esta prática não é Novidade. O PT também pagava para ter Tietes para ficar gritando Dilma Guerreira do Povo Brasileiro.

Esse Castelo de Areia se desfaz quando se depara com a realidade. Aí vemos essa cena abaixo, o encontro dos 10 mil promovido pelo MST que foi chamada de Jornada de Solidariedade: Rumo aos Comitês Populares. 

 

Acabou que ninguém tem o registro mostrando o evento milhares de militantes de Esquerda prestigiando os convidados. O que foi disparado foram vídeos de canais Bolsonaristas, eram Curitibanos ao lado de fora xingando. Tentam tapa o sol com Peneira, dizendo que foi fretado um ônibus para levar essas pessoas para dizer o que pensam sobre Lula e o PT. Não houve tempo hábil para tal movimentação, Bolsonaro nas suas motociatas avisa com meses de antecedência.


E fica essa viagem lisérgica de Narrativas que tem como terreno fértil o Brasil Polarizado. Se o evento é um Fiasco é por causa do adversário,  não param para pensar que tal instituição esta desmoralizada nacionalmente. E o próprio Lula diz que a polarização com o Bolsonaro facilitaria nossa vida, em outras palavras Bolsonaro seria garantia de sua possível vitória. Fácil concluir que precisam um do outro para ter chance de se eleger. Lula faz essa declaração para que seus militantes se engalfinhem com os Bolsonaristas, ele vai soltando os comandos a cada entrevista.

Nos resta dizer Spoilers, militantes petistas vão vender a ideia que só o Lula é capaz de ganhar do Bolsonaro. Essa é sua Narrativa para convencer o eleitor incauto. Vão encher a porra do saco dos eleitores indecisos, repetindo esse mantra.  Como se o Povo não tivesse senso crítico para dar uma resposta a altura para esse pessoal. Essa chantagem serve só para manter aí o Brasil nesse dilema do Boi Garantido e Boi Caprichoso.

Caro Leitor, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.  Precisamos de sua contribuição para manter nosso jornalismo honesto e independente. Se você puder contribuir com qualquer valor que não te fará falta, nós agradecemos. A Chave PIX Agencia MBrasil é agenciabrasilmaior@gmail.com

Bolsonaro também é um case especial. Diz ele ter apoio de milhões mas não conseguiu levantar seu Partido. Nos grupos Bolsonaristas (Whatsapp, Telegram, Facebook) tem sempre os mesmos robôs. Tipo uns 50 números de celular que ficar disparando a mesma coisa. No Telegram ele bate no peito como maior canal de um politico numa rede social mas pouca gente deve ter parado para pensar quantas contas ali não são de Fakes, pessoas com 10 números de celular e também aqueles são contra o Bolsonaro mas estão lá monitorando o conteúdo do canal.

A Terceira Via (ou Não)

Vamos só colocar um exemplo aqui de uma enquete feita no Twitter por que ela exemplifica no presente momento o que seria a disputa do restante dos candidatos. Agora são descritos como Terceira Via mas quando as chapas foram formadas: será a Chapa do Ciro, Chapa do Dória, Chapa da Simone Tebet …

No momento que os candidatos forem definidos a grande mídia vai colocar uma lupa em cada um e descrever seus respectivos programas de Governo.  Cada candidato conta aí com suas estruturas oriundas de partidos, grupos de empresários e movimentos ligados ao cenário eleitoral.

 

  
Esse foi resultado da Enquete feita pelo Blog do Noblat. Ciro Gomes conseguiu 66.5% do votos, que em termos numéricos seria 7.908 dos 11.892 totais. Devemos apontar o seguinte pode ter acontecido uma mobilização dos eleitores do Ciro nessa Enquete feita no Twitter. Essa Militância não é considerada a Maior no presente cenário eleitoral brasileiro mas conseguiu esse feito no dia 21 de Março. Alguns pode se deixar levar pelo resultado, mas isso deve ser evitado por que a internet é Bolha. Quem fica votando, divulgando ou se manifestando na Internet deve ter se deparado com a seguinte situação, são as mesmas pessoas na maioria dos grupos de discussão. Por que tem um fato para se levar em consideração, o Brasileiro Cidadão Comum só vai se posicionar de fato perto das Eleições. 

A respeito do resultado aí dos outros candidatos, resultado que deixa a desejar. Sérgio Moro e Dória estão sofrendo desgaste nos últimos anos, eles perderam apoio orgânico parte deve ter se bandeado para o lado do Bolsonaro. Podemos inferir que outra parte deve ter ido para o Ciro pois é o candidato com maior chance de alcançar Lula e Bolsonaro e não carrega o ranço que ambos que sentaram na cadeira de Presidente carregam. Só que outro ponto a se ponderar, não é levar a sério essas enquetes agora. O candidato desse grupo que vier de fato para eleição vai ter uma chapa e investimento, em outras palavras, daqui nos próximos meses deve ter um aumento de eleitores e robôs para votar no candidato X e Y. Moro e Dória não estão tirando dinheiro do Bolso para contratar Agências para votarem em enquetes e só contam com a propaganda feita pelo partido na Tv aberta. 

Quando a eleição de fato se iniciar, vamos ver a intenção de voto de cada candidato mudar. Por que temos que levar em consideração a proximidade da eleição, os candidatos que vão desistir pelo caminho e a Chapa do qual fazem parte. Devemos ressaltar não deve ser possível aplicar uma estatística com essa enquete para fazer alguma analise, talvez como série de enquetes da para tirar alguma conclusão desse grupo de candidatos.

Artigo foi para mostrar alguns exemplos de Manipulação e como podem se deixar levar por uma pesquisa ou enquete. Chega ser engraçado dizer que o Bolsonarista tem razão ao questionar que o Lula é o líder nas pesquisas e não sai na Rua. Não há uma comoção, os eventos são vazios e tiram foto em close de algumas palestras dele para fazer esse Ilusionismo, vender a ideia que continua sendo o Sindicalista que coloca milhares nas Ruas. Ousamos fazer uma previsão que o percentual do Lula vai cair, por que já foi de interesse inflar ele para que costure aí a Grande Chapa que irá derrotar o “Fascismo” do Governo Bolsonaro. A chapa que tem como Vice, o Geraldo Alckmin que era “Fascista” até 2021


Gostou? Compartilhe!