Bolsonaro propõe CPI contra ele próprio

Gostou? Compartilhe!

Presidente não comenta que seu governo manteve política de preços de Temer e que indicou 6 dos 11 conselheiros da Petrobras.

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira que pretende propor ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a diretoria e o conselho da Petrobras. A afirmação foi feita após a estatal anunciar novo reajuste nos preços da gasolina e do diesel, em vigor a partir deste sábado.

Caro Leitor, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.  Precisamos de sua contribuição para manter nosso jornalismo honesto e independente. Se você puder contribuir com qualquer valor que não te fará falta, nós agradecemos. A Chave PIX Agencia MBrasil é agenciabrasilmaior@gmail.com

A tentativa de se eximir da responsabilidade sobre os preços praticados pela estatal pode levar Bolsonaro a investigar seu próprio governo. Como destacou em nota o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, “é inexistente a dicotomia Petrobras e governo, pois a União é a acionista majoritária da estatal, e sua diretoria, indicada pelo governo”.

O vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet), Felipe Coutinho, lembrou que os aumentos foram definidos e aprovados pela direção e Conselho de Administração da estatal, que são nomeados e controlados pelo Governo Federal, e são consequências da política de Preços Paritários de Importação (PPI), inaugurada em outubro de 2016, no governo Temer, e mantidas por Bolsonaro. A União indicou 6 dos 11 conselheiros e o presidente da Petrobras.

Para Bolsonaro, a cúpula da Petrobras traiu o povo brasileiro, e o lucro da estatal é uma “coisa que ninguém consegue entender”. “Ela lucra seis vezes mais do que a média das petrolíferas do mundo. As petroleiras fora do Brasil reduziram sua margem de lucro, continuam tendo lucro, para exatamente atender os anseios da sua população no momento de crise, porque isso tudo é fruto de uma guerra longe do Brasil”, disse, sem admitir que é o principal responsável pela estatal.

Com informações Monitor Mercantil


Gostou? Compartilhe!